05/12/2018 17h49
Por: Folha de Dourados
A sessão solene de entrega de homenagens e honrarias que seria realizada na noite desta quarta-feira foi cancelada agora há pouco pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Daniela Hall (PSD).
A razão é a prisão nesta tarde de três vereadores em operação desencadeada por policiais civis do 2º Distrito Policial e a 16ª Promotoria de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE). Eles são acusados de participar de esquema de corrupção e fraude em licitações.
São 10 mandados de prisão e um de busca e apreensão em Dourados e Campo Grande expedidos pelo juiz da 1ª Vara Criminal, Luiz Alberto de Moura Filho. Foram presos os vereadores Idenor Machado (PSDB), Pedro Pepa (DEM) e Cirilo Ramão (MDB). Além deles, o ex-vereador Dirceu Longhi (PT) e Hamilton Salina acabaram detidos
De acordo com o MPE, a ação desta quarta-feira é originária de outras duas operações, a Telhado de Vidro e a Argonautas – deflagradas em 2013 em 2014 – e que investiga crimes de colarinho branco, apontando por corrupção ativa e passiva.
O Ministério Público afirma que em diversos processos licitatórios realizados nos anos anteriores dentro da Casa, empresas consideradas como ‘cartas marcadas’ se apresentavam e atuavam em conluio. Algumas delas, conforme o MPE, existiam apenas no papel para simular uma concorrência legal. “Sem a devida concorrência, os valores dos contratos oriundos destes processos se faziam exorbitantes”.
Ainda de acordo com o Ministério Público Estadual, para garantir o esquema, essas empresas repassavam na época, valores aos vereadores a título de propina.
Os vereadores deixaram a Câmara de Dourados em viaturas descaracterizadas e foram levado à sede do MPE (Ministério Público Estadual), onde passarão por oitivas, assim como Dirceu Longhi e Hamilton Salina.
Eleição da nova Mesa Diretora
Um outro provável desdobramento das prisões dos três vereadores é o adiamento da eleição da nova Mesa Diretora do Legislativo douradense, marcada para às 14 horas de sexta-feira (07).
Duas chapas foram inscritas hoje (05) e uma delas tem Pedro Pepa como candidato a presidente e Cirilo Ramão como candidato a segundo-secretário. A outra chapa é encabeçada por outro vereador democrata, o advogado Alan Guedes.
Leia o comunicado:
“A Câmara de Dourados informa que a sessão solene de entrega de homenagens e honrarias, que seria realizada na noite de hoje (5) no Plenário da Casa de Leis, foi adiada.
A Presidente da Casa, Daniela Hall (PSD), informou que o adiamento é devido a “motivos de força maior”. Em momento oportuno, o evento será remarcado para nova data, ainda sem previsão.
Os homenageados, escolhidos conforme trabalhos prestados por eles a comunidade douradense, serão informados da situação”.
Os homenageados
A sessão que seria realizada na noite desta quarta-feira previa entrega de títulos e honrarias para 40 personalidades homenageadas com entrega de títulos de Cidadão Douradense, Cidadão Benemérito, Diploma de Cinquentenário, Diploma de Honra ao Mérito, Título de Amigo Honorário da Câmara Municipal e Diploma de Honra ao Mérito Legislativo.
Os homenageados são escolhidos conforme trabalhos prestados por eles a comunidade douradense, sendo escolhidos pelos vereadores da Casa de Leis. De proposição do vereador Alan Guedes (DEM), receberão homenagens Leonardo Rodrigues Congro e Diógenes José de Carvalho. Bebeto (PR) indicou o pastor Josué Caetano de Souza e Lauro Monteiro Gomes para receber as honrarias.
O vereador Elias Ishy (PT) concede homenagem aos professores doutores Mario Teixeira de Sá Júnior e Mário Cezar Tompes da Silva. Já Idenor Machado (PSDB) indicou o contabilista Melchiades Prado e a empresa Auto Peças e Acessórios Modelo para a entrega dos títulos.
Junior Rodrigues (PR) confere a Clóvis Batagliotti e a Kim Araujo de Meneses honrarias. A vereadora e presidente da Casa de Leis, Daniela Hall (PSD), concede títulos a Antonio da Silva e a Joaquim Soares. O vereador Cirilo Ramão (MDB) indicou o professor Reginaldo José da Silva e a doutora Solange Denize Fernandes de Luna para a homenagem.
O vereador Olavo Sul (Patriota) concede títulos a Zilda Aparecida Rodrigues Ramires e Ruderson Mesquita Sobreira. De proposição de Romualdo Ramim (PDT), Antonio Pedro Lucas Bittencourt e Milton Carlos Luna receberão Título de Cidadão Honorário.
Silas Zanata (PPS) confere títulos a Rosélia Vera Barros e ao Edilson Antonio Lazzarini. O vereador Sergio Nogueira (PSDB) indicou a promotora de Justiça Fabrícia Barbosa Lima e Nei Elias Coinethe de Oliveira para o recebimento das honrarias.
O vereador Pedro Pepa (DEM) concede homenagens a Jorge Luis de Lúcia e a Moisés da Silva Araújo. Juarez de Oliveira (MDB) entre títulos ao padre Wili Brodus Paulus Wedho e ao médico pedriatra Takeshi Matsubara.
Pelos relevantes serviços prestados a comunidade, Jânio Miguel (PR) confere honrarias a Lenir Uhde e a Alex Lima Pereira. Marçal Filho (PSDB) concede títulos a Cristiano dos Santos e a Deumeires Batista de Souza Rodrigues de Morais.
Madson Valente (DEM) indicou Adão Ferreira de Souza e Nádia Sater Gebara para recebimento de títulos. A vereadora Lia Nogueira (PR) confere títulos a Wanda Regina Calabretta Staut e a Giselle Ferreira da Silva Tosta.
Cido Medeiros (DEM) concede honrarias a Joseildo Araújo dos Santos e Romeu Raimundo Garcia. O vereador Carlito do Gás (Patriota) entrega títulos ao padre Pedro Clair Wegmann e a José Morais de Almeida.
O poeta Marcos Coelho e Gleice Aguilar dos Santos também serão homenageados, por proposição dos vereadores Infra-assinados.
