A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, nesta terça-feira (17), em sessão ordinária, a destinação de R$ 346 mil em recursos para a compra de fraldas, medicamentos e insumos destinados a filhos de mães atípicas, aquelas que cuidam de crianças com algum tipo de deficiência. A aprovação ocorreu sob a presidência do vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, e viabiliza o uso de emendas parlamentares impositivas que estavam sem destinação.
Segundo os projetos apresentados pela Mesa Diretora, foram feitas alterações nos itens das emendas impositivas para o exercício de 2025, com o objetivo de corrigir questões técnicas que haviam tornado algumas delas inaptas. Com a mudança, os recursos passam a ser destinados, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), à compra de fraldas, dietas e outros insumos necessários para crianças com deficiência.
“É um problema grave e a Câmara faz esse gesto com objetivo de colaborar com a gestão para esse custeio e, assim, atender essa demanda das mães atípicas”, afirmou Papy durante a sessão. Ele destacou que a iniciativa também tem o objetivo de garantir agilidade na execução orçamentária e evitar que emendas importantes fiquem paradas por falhas técnicas.
Ao todo, foram redirecionados R$ 346 mil em nome da própria Câmara Municipal para essa finalidade. Além disso, os parlamentares aprovaram outras emendas para associações de moradores, unidades de saúde, entidades assistenciais e para o custeio do Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão.
A aprovação aconteceu em regime de urgência e em única discussão, permitindo que os recursos sejam processados de forma mais rápida pela prefeitura.
Homenagem
Na mesma sessão, foram aprovados quatro Projetos de Decreto Legislativo que concedem o título de “Visitante Ilustre” da cidade de Campo Grande. Entre os homenageados está o atleta José Vitor Leme Batista, reconhecido por suas conquistas no rodeio profissional. A honraria foi proposta pelo vereador Papy.
(Informações Top mídia news)