‘Calvário não é só de Renan, é do Senado’, diz senador do DEM
Desabafo – 13/09/2007
Após a decisão que absolveu o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), os senadores que participaram da sessão conversaram com a imprensa e muitos se mostraram indignados. Em entrevista, o senador do DEM, Demóstenes Torres, disse que a decisão é um ”calvário do Senado”.
“O calvário não é só de Renan, é nosso. Ninguém esperava abstenção num processo como esse. Lavar as mãos foi o que levou a esse resultado, disse o democrata.
Para ele, os seis votos de abstenção foi o motivo da absolvição.
“Se não houvesse abstenção, poderíamos ter ganhado.A margem foi apertada, os seis senadores indecisos foram quem construíram esses resultado”, disse.
Com os olhos marejados, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, disse também que a maior decepção nesse processo foram as abstenções. “Eu estava preparado para o placar de 41 a 40 para que lado fosse, mas as abstenções mostraram uma covardia física de pessoas que já estavam protegidas pelo voto secreto”, afirmou, voltando a dizer que os seis parlamentares que se abstiveram foram “extremamente covardes” e “indignos”. Para ele, apesar da absolvição, a crise continua.
Questionado se Renan pode ser cassado em algum dos outros três processos que responde, Virgílio disse que sim, mas ponderou que “o triste é que isso vai continuar”.
Foram 35 votos pela condenação, 40 pela absolvição e 6 abstenções. A decisão dos senadores foi em sessão e votação secretas. Com isso, Renan continua senador por Alagoas e na presidência da Casa. O senador, no entanto, tem mais dois processos contra ele no Conselho de Ética.
Fonte: G1



