Redação –
Mato Grosso do Sul enfrentou um fim de semana típico de verão, marcado por calor intenso, pancadas rápidas de chuva e ventos fortes em diversas regiões do Estado. Nas últimas 72 horas, o acumulado de chuva chegou a 76,8 milímetros, com rajadas de vento que atingiram até 105,4 km/h, conforme dados divulgados pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
O município de Amambai liderou o ranking de precipitação no período, seguido por Mundo Novo (76 mm), Caarapó (67,4 mm), Sete Quedas (62 mm), Dois Irmãos do Buriti (61 mm) e Aral Moreira (59 mm). Em Dourados, no sul do Estado, o fim de semana também foi marcado por calor elevado e chuvas rápidas e isoladas, típicas do período de verão, que provocaram aumento da umidade e mudanças bruscas no tempo ao longo do dia.
Entre a sexta-feira (9) e o domingo (11), também foram registradas rajadas de vento acima de 100 km/h em algumas cidades, com destaque para Inocência, onde os ventos chegaram a 105,4 km/h. Outros municípios afetados foram Ribas do Rio Pardo (89,6 km/h), Ponta Porã (78,8 km/h) e Figueirão (70,2 km/h). Em Dourados, apesar de não haver registro de ventos extremos, moradores relataram ventania associada às pancadas de chuva, especialmente no período da tarde e da noite.

Mais chuva
De acordo com o Cemtec, o tempo instável deve continuar nos próximos dias, sem previsão de trégua nas chuvas. A semana segue com padrão típico de verão, caracterizado por altas temperaturas, elevada umidade do ar e maior frequência de pancadas de chuva.
As manhãs devem começar com sol e variação de nebulosidade em todo o Estado, inclusive em Dourados. Já a partir da tarde e ao longo da noite, aumentam as condições para chuvas isoladas, impulsionadas pelo aquecimento diurno e pelo deslocamento de cavados.
Em pontos isolados de Mato Grosso do Sul, há risco de chuvas intensas e tempestades acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. Os ventos predominam do quadrante norte, com velocidades entre 30 e 50 km/h, podendo ocorrer rajadas pontuais acima desse limite.


