O Mato Grosso do Sul receberá 469 novas moradias pelo Programa Minha Casa, Minha Vida nas modalidades Rural e Entidades. O contrato para construção das unidades foi celebrado na última quarta-feira (30), no Auditório da Coordenadoria Especial de Tecnologia da Informação (COTIN), em Campo Grande (MS).
Nas cidades de Costa Rica, Coxim, Fátima do Sul, Figueirão, Paranaíba, Sonora, Laguna Carapã e Juti serão construídas 419 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida Entidades, com investimento de R$ 58,11 milhões proveniente do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). No município de Miranda (MS), por meio do Minha Casa, Minha Vida Rural, serão construídas 50 moradias, com aplicação de R$ 3,7 milhões do Orçamento Geral da União (OGU).
Presente na assinatura do contrato, a Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, ressaltou que “O governo federal garante que não faltarão recursos para o programa Minha Casa Minha Vida em Mato Grosso do Sul e também no Brasil. A CAIXA, como grande parceira, tem feito um excelente trabalho junto ao Governo Federal”, afirmou Tebet.
Já o superintendente de rede da CAIXA em Mato Grosso do Sul, Augusto César Vilhalba, destacou que “No Mato Grosso do Sul superamos 30 municípios sendo beneficiados com unidades habitacionais do MCMV. Temos a possibilidade de fazer muito mais com a união de todos os entes envolvidos, contribuindo para o desenvolvimento de todo o estado”.
Desde a retomada do Minha Casa, Minha Vida em fevereiro de 2023, a CAIXA soma 54 empreendimentos contratados no Mato Grosso do Sul, totalizando 3.071 novas unidades habitacionais a serem construídas em todo o estado.
Minha Casa Minha Vida Rural e Entidades:
O MCMV Rural é um programa do Governo Federal para produção e melhoria de unidades habitacionais rurais e conta com recursos do Orçamento Geral da União (OGU).
O Programa Minha Casa, Minha Vida já beneficiou mais de 7 milhões de famílias em todo o Brasil, sendo 193 mil na área rural. Os beneficiários da área rural são agricultores familiares, indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas, pescadores, trabalhadores rurais e famílias que moram no campo.
O Minha Casa, Minha Entidades foi instituído pela Lei Nº 14.620, de 13 de julho de 2023, e tem como finalidade a concessão de financiamento subsidiado a famílias organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos para produção de unidades habitacionais urbanas. Os recursos provêm do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).
O Programa apoia a produção social da moradia e a participação da população como protagonista na solução de seus problemas habitacionais, estimulando a organização popular e a produção habitacional por autogestão.
Saiba mais sobre o programa na página do Ministério das Cidades