Uma cachorra ‘salsicha’ foi atacada e morta por dois cães que estavam soltos no Parque Barigui, em Curitiba, na tarde desta sexta-feira (5). A dona da pequena Lili estava em uma área de gramado com três cachorros, quando foi surpreendida pelos cães, que pelas características repassadas, podem ser da raça pastor belga.
Os cachorros de grande porte feriram a ‘salsicha’ e logo em seguida foram levados embora pelos tutores.
Em entrevista ao portal Banda B, a dona da Lili relatou que estava fazendo fotos dos três animais quando percebeu quando que a ‘salsicha’ olhou fixamente para um ponto. Ao olhar para atrás, a mulher já identificou os dois cães de grande porte, sem coleira e focinheira, se aproximando rapidamente.
Para tentar defender os três cachorros, a mulher arremessou o menor para uma área de mata e tentou afastar os cães maiores. Entretanto, o animais atacaram a pequena Lili e causaram machucados graves. Na entrevista para a Banda B, a tutora destacou que chegou a travar a boca de um dos cães com o tênis.
Apesar dos cachorros maiores estarem sem coleira, os tutores estavam no Parque Barigui e presenciaram o momento do ataque contra a pequena ‘salsicha’. Porém, a dupla não prestou ajuda, colocou coleira nos animais e foi embora. A mulher ainda destacou que os indivíduos fugiram dando risadas.
Salsinha morre após ataque de cães no Parque Barigui
Desesperada pelo ataque dos cães e com a pequena Lili bastante ferida, a tutora pediu por socorros. A Guarda Municipal e um jardineiro do Parque Barigui foram até a mulher e prestaram auxílio. Na tentativa de salvar a vida de Lili, a equipe de segurança da Prefeitura de Curitiba levou o animal até uma clínica veterinária, porém, a cachorra não resistiu.
Em nota, a Prefeitura de Curitiba destacou que os agentes da Guarda Municipal fazem a fiscalização no Parque Barigui e orientam quando identificam animais sem coleiras. Veja a nota enviada ao portal Banda B na íntegra:
“A Guarda Municipal de Curitiba atendeu uma ocorrência nesta sexta-feira (5/9) no parque Barigui em que uma tutora teve seu cão agredido por outros dois cachorros que passeavam sem coleira e focinheira. Os tutores dos animais agressores fugiram do local após o incidente e a guarda municipal socorreu a tutora e seu cão, levando-os a uma clínica veterinária para o atendimento necessário.
Em Curitiba a Lei Nº 9493/1999 determina que os cães de raças notoriamente violentas e perigosas só podem ser levados aos parques, praças ou vias públicas, onde ocorra a presença de crianças ou pessoas indefesas, quando estiverem usando o equipamento de segurança conhecido como focinheira. A Lei foi regulamentada pelo Decreto 642/2001 que define quais são as raças consideradas perigosas e determina que os cães com peso superior a 20 quilos também não podem circular sem coleira, guia e focinheira. O decreto também determina que todos os cães, independente de raça e porte, somente poderão ser conduzidos nos parques, praças e vias públicas com o uso de coleira e guia.
A Guarda Municipal de Curitiba, quando identifica tutores passeando em locais públicos em desacordo com a lei, orienta o cidadão e solicita que a situação seja corrigida, evitando acidentes.
Consta da regulamentação da Lei:
Aos infratores da lei, serão aplicadas as seguintes penalidades: advertência verbal, notificação por escrito, auto de infração com multa equivalente a R$ 560, 51 e apreensão do cão, podendo ocasionar em casos de crime de desobediência, a detenção do proprietário ou responsável, perante a autoridade competente”
(Informações RIC)