Desde 1968 - Ano 56

20.7 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioInternacionalBrasileira em estado vegetativo após mal subito, irá voltar ao Brasil em...

Brasileira em estado vegetativo após mal subito, irá voltar ao Brasil em motorhome

Sem condições financeiras para arcar com uma UTI aérea, o brasileiro Ubiratan Rodrigues, de 41 anos, decidiu organizar uma longa viagem por terra para trazer a esposa, Fabíola da Costa, de 32 anos, em estado vegetativo, dos Estados Unidos ao Brasil.

A jornada, com início previsto para o começo de novembro, deve ocorrer em um motorhome adaptado e pode durar cerca de 50 dias, com trajeto por 10 países até o destino final, em Juiz de Fora (MG).

Ao todo, são mais de 6.800 km desde Orlando, onde a família mora atualmente, com passagem por México, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador e Peru, e entrada no Brasil prevista pelo Acre

Fabíola sofreu um mal súbito em setembro de 2024, em casa, e teve três paradas cardíacas e uma perfuração pulmonar durante a reanimação. A falta de oxigênio no cérebro causou danos severos. Apesar de reagir a estímulos e se movimentar, ela permanece em estado vegetativo e requer cuidados integrais.

“A única saída viável hoje é essa. Nossa esperança está em voltar para Juiz de Fora e contar com o apoio da família e do SUS. Estamos esgotados emocional e financeiramente. Não dá mais para esperar”, desabafou Ubiratan Rodrigues.

Ubiratan também elaborou um plano de viagem que evita áreas de risco, como as regiões desérticas dos Estados Unidos, que abrangem os estados de Novo México, Califórnia e Arizona, e dá prioridade a locais com infraestrutura hospitalar e postos de apoio.

“Desviar do deserto aumenta o trajeto em até 30%, mas é necessário. Também incluo locais com hospitais, postos de polícia e pontos de apoio”, disse.

(Informações G1)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS