Pessoas de todas as idades podem participar do passeio, com bicicletas, skates e patinetes
Neste sábado (26), à partir das 8h da manhã, ciclistas de Dourados irão se reunir para uma bicicletada nos moldes da Massa Crítica, um movimento mundial que busca valorizar a bicicleta como meio de transporte, lazer e expressão cidadã. A participação é livre: todas as pessoas que quiserem pedalar são bem-vindas.
A concentração será a partir das 8h, na entrada do Parque do Lago, próximo ao totem “Amo Dourados”. O passeio inicia às 8:30h, saindo em direção à Avenida Marcelino Pires. A primeira parada será na Praça Antônio João, onde mais pessoas devem se juntar ao passeio. Na sequência, o grupo deve seguir até o shopping, onde acontece a segunda parada de descanso. O objetivo final é chegar à Feira Central da cidade, para desfrutar de um café da manhã compartilhado e uma Roda de Conversa sobre como é ser ciclista urbano em Dourados.
Pessoas podem se juntar ao evento em qualquer ponto do trajeto e em especial nas três paradas, que foram organizadas estrategicamente para acolher ciclistas de pontos distantes da cidade. Todos são bem-vindos: bicicletas de todos os tipos, patinetes, skates e demais meios de mobilidade ativa. O importante é se manter junto do grupo, respeitar o ritmo dos colegas — sem acelerar na frente nem formar grupos muito atrás —, e ouvir as orientações das pessoas com mais experiência.
É recomendado conferir se a bicicleta está em bom estado, utilizar equipamentos de segurança se você possuir (como capacete), levar “kit reparo” de pneu/câmara reserva, água para seu próprio consumo, protetor solar, camiseta com proteção UV e vestir calçados e roupas confortáveis.
Por que uma bicicletada?
A bicicletada é um evento mensal promovido por cidadãos de várias cidades ao redor do mundo. Além de ser um passeio divertido, é uma forma de reivindicar o direito de pedalar com segurança nas cidades. Ao circular pelas ruas em grupo, os ciclistas tornam visível a presença da bicicleta no trânsito e chamam a atenção para a necessidade de infraestrutura adequada, como ciclovias, sinalização, respeito dos motoristas e educação para o trânsito, por parte do poder público.
Além disso, o passeio é uma forma de fazer amizades, conhecer outras pessoas que pedalam e curtir um momento de lazer ao ar livre, em ritmo leve e seguro. Andar de bicicleta é uma escolha sustentável que beneficia a todos. Ao optar pela bike, o ciclista contribui para a redução da poluição do ar e da emissão de gases do efeito estufa, ajudando a combater as mudanças climáticas. Para quem pedala, os ganhos vão desde a melhora da saúde física e mental até a economia de tempo e dinheiro. É um meio de transporte que cuida do corpo, da cidade e do planeta ao mesmo tempo.
“Escuto de muitas pessoas que eu me arrisco demais pedalando em Dourados! Também conheço muitas pessoas que pararam de pedalar por medo, após sofrer ‘finas’, fechadas ou até efetivamente, ser atropelada e atropelado. Esse é um relato frequente na nossa cidade! Infelizmente, também conheço motoristas displicentes que pouco se importam com o respeito da distância de 1,5 metro ao ultrapassar um ciclista. Grande parte, nem sabe que essa é a determinação do Código de Trânsito. E inclusive, já fui atropelada mais de uma vez. Então, a bicicletada em Dourados tem sido um esforço árduo de ajudar pessoas a perderem o medo de ocupar as ruas com seus corpos e bicicletas, e catalisar o processo de melhoria da infraestrutura cicloviária”, detalha a psicóloga Heblisa Mello, cicloativista e integrante do Coletivo Bici nos Planos MS.
O Coletivo Bici nos Planos MS promove a incidência política à nível estadual há quase 10 anos, e apoia a Bicicletada em Dourados. Traga sua bike, chame os amigos e venha pedalar por uma Dourados com mais espaço para quem escolhe se mover sobre duas rodas. Mais informações no Instagram @bicicletadaddos