Um bebê prematuro de apenas cinco dias foi resgatado dentro de um cooler após o naufrágio de uma embarcação de transporte de passageiros nas proximidades do Encontro das Águas, na sexta-feira (13). A mãe dele, que havia viajado para Manaus para dar à luz, também foi resgatada.
O acidente ocorreu após a lancha Lima de Abreu XV, operada pela empresa Lima de Abreu Navegações, naufragar depois de sair da capital amazonense com destino a Nova Olinda do Norte por volta de 12h30. Segundo os bombeiros, duas pessoas morreram, sete estão desaparecidas e 71 pessoas foram resgatadas com ferimentos leves. As causas do naufrágio estão sendo investigadas.
A mãe do recém-nascido retornava para Nova Olinda do Norte, onde mora, após ter dado à luz ao filho, que nasceu prematuro com 35 semanas. Durante o naufrágio, o bebê foi colocado dentro de um cooler de plástico para protegê-lo enquanto os passageiros aguardavam socorro à deriva no rio.
Um vídeo obtido pela Rede Amazônica mostra uma mulher, que estava em outra embarcação e ajudou no resgate, contando a história da mãe e da criança. Nas imagens, ela mostra as vítimas, relata o desespero dos passageiros e afirma que o bebê foi mantido dentro do recipiente para evitar que se afogasse.
“Parece que foi Deus. Jogaram ele dentro do cooler e Deus arrastou ele pra perto do barco. (…) Aqui a mãe, operada, fez uma cesárea. Quase ela morre”, diz a mulher que ajudou no resgate.
Mãe e filho foram retirados da água junto com outros ocupantes do barco e encaminhados para atendimento médico. O estado de saúde deles não foi informado. (Informações g1)

