fbpx

Desde 1968 - Ano 56

21.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioBrasilBB na mira de Bolsonaro: entenda a crise que pode derrubar o...

BB na mira de Bolsonaro: entenda a crise que pode derrubar o presidente do banco

- Advertisement -

A decisão do Banco do Brasil (BB) de fechar agências em todo o país abrir um programa de demissão voluntária para cortar custos da empresa estatal não agradou ao presidente Jair Bolsonaro.

Segundo fontes, ele se queixa de não ter sido informado sobre as medidas, aprovadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. E cogita a demissão do presidente do banco, André Brandão. Guedes tenta demovê-lo.

Bolsonaro teria recebido queixas de prefeitos sobre o fechamento de agências em suas cidades, o que teria evidenciado mais uma vez o descompasso entre uma agenda econômica liberal – que inclui gestão profissionalizada e privatização de estatais – e a articulação política do presidente.

Cada vez mais próximo do centrão, ele trabalha pela eleição do deputado Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados. Essa dissonância, no entanto, vem de longe.

Confira abaixo a cronologia de mais esta crise:

Rubem Novaes deixa o cargo

Rubem Novaes, ex-presidente do Banco do BrasilRubem Novaes, ex-presidente do Banco do Brasil Foto: Claudio Belli / Valor Econômico

Presidente do BB desde o início do governo, Rubem Novaes deixa o cargo em julho. Ele relatou frustração por não conseguir privatizar o banco.

André Brandão assume presidência

Ex-executivo do HSBC, André Brandão é indicado em agosto e toma posse em setembro. O processo ocorreu após o governo tentar solução interna para a sucessão.

Ações do novo presidente começam a irritar governo

Em novembro, o Globo revelou que mudanças na cúpula da instituição irritaram integrantes do governo. Foi iniciado um processo de fritura.

Demissões e fechamento de agências

Na última segunda, BB anunciou ações para enxugar o banco que incluem um plano de demissão voluntário e fechamento de 361 unidades, incluindo agências.

Bolsonaro decide demitir executivo

(Extra)

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -