Início Saúde ‘Atraso pode gerar sequelas irreversíveis’, diz Gleice sobre remédios para doenças raras

‘Atraso pode gerar sequelas irreversíveis’, diz Gleice sobre remédios para doenças raras

Deputada Gleice Jane

Indicação pede ao Governo urgência na compra de medicamentos como Gabapentina, para tratamento de Fibromialgia, e o D-Penicilamina, que trata Doença de Wilson ou Cisteinúria

A deputada estadual Gleice Jane (PT) apresentou, na sessão desta terça-feira (12), indicação visando agilizar a aquisição emergencial de medicamentos destinados ao tratamento de doenças raras. 

“Queremos reduzir a burocracia e os entraves que impedem a disponibilidade imediata desses medicamentos, priorizando a saúde e o bem-estar dos pacientes. Principalmente porque em muitos casos a interrupção do tratamento gera sequelas irreversíveis”, pontua a parlamentar. 

No documento, direcionado ao secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, são mencionados medicamentos como a Gabapentina, para tratamento de Fibromialgia, e o D-Penicilamina, que trata Doença de Wilson ou Cisteinúria. Além destes, a deputada pede urgência aos demais remédios àqueles pacientes que aguardam cumprimento de ordem judicial.

“Precisamos de um processo mais ágil e simplificado para a compra e distribuição de medicamentos destinados ao tratamento de doenças raras, que afetam uma parcela da população e geralmente apresentam sintomas graves e crônicos. Ao facilitar a aquisição emergencial de medicamentos, esperamos uma melhoria significativa na qualidade de vida desses pacientes, evitando o agravamento dos sintomas e proporcionando um alívio tão necessário”, finaliza a parlamentar.

Sair da versão mobile