Desde 1968 - Ano 56

27.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioEstadoAssembleia Legislativa aprova PEC de Zé Teixeira que altera posse do governador

Assembleia Legislativa aprova PEC de Zé Teixeira que altera posse do governador

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram nesta quarta-feira (10), em discussão única, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que modifica o calendário oficial de posse do Executivo Estadual. A medida de autoria do deputado Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, altera o artigo 88 da Constituição Estadual, transferindo a solenidade de posse do governador e do vice-governador para o dia 6 de janeiro do ano subsequente às eleições.

A mudança tem como objetivo adequar a legislação sul-mato-grossense ao princípio da simetria com a Constituição Federal. A Emenda Constitucional nº 111/2021, promulgada pelo Congresso Nacional, já havia estabelecido esta data para as posses de governadores em todo o país, visando otimizar a transição de governos e a participação de autoridades nas cerimônias. Na prática, a nova regra será aplicada a partir do próximo pleito: os candidatos eleitos em 2026 assumirão os mandatos de quatro anos em 6 de janeiro de 2027.

“O presente Projeto de Emenda Constitucional visa adequar a nossa Constituição Estadual à Constituição Federal, daí a necessidade de sua aprovação por essa Casa Legislativa”, reforçou Zé Teixeira. A proposta, que tramitou com a assinatura de outros dez parlamentares, respeita as competências da Assembleia Legislativa em dar posse aos eleitos, conforme preveem os artigos 63 e 85 da Carta Estadual.

Dourados – A atuação parlamentar de Zé Teixeira também garantiu nesta semana uma vitória para o terceiro setor e o meio ambiente da região da Grande Dourados. Na sessão de terça-feira (9), foi aprovado o Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados (Agecold).

A entidade, fundada em 2001, desempenha um papel crucial na gestão de resíduos sólidos do município há mais de duas décadas. “A gestão eficiente dos resíduos recicláveis, da coleta seletiva até a comercialização, promove sustentabilidade, reduz impactos ambientais, gera empregos e melhora a qualidade de vida nas cidades”, justificou o deputado.

Com a declaração de Utilidade Pública Estadual, a associação — que já possui o reconhecimento municipal desde 2009 — ganha mais força para firmar convênios, ampliar sua estrutura e fortalecer o trabalho de inclusão social dos catadores e agentes ecológicos da região.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS