Desde 1968 - Ano 56

30.8 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioDouradosAs 'poderosas' candidatas, os 'jornalistas', os debates, a campanha e as urnas

As ‘poderosas’ candidatas, os ‘jornalistas’, os debates, a campanha e as urnas

- Advertisement -

José Henrique Marques

Poderosas – Entre as mais de 100 candidatas a vereadora em Dourados algumas já chamam a atenção nas redes sociais pela trajetória de luta em causas sociais ou movimentos de trabalhadoras e trabalhadores. São os casos de Daniela Hall (PSD) e Denise Portolan (PSDB), que tentam a reeleição, das sindicalistas petistas Gleice Jane e Anderci, da combativa jornalista Lia Nogueira (PP), de Liandra da Saúde (PTB) e de Gisele Pizzini (SD) na defesa dos animais. Dessas, todas é quase impossível, mas algumas deverão chegar lá.  

Imprensa – Então, Dourados tem dois jornalistas candidatos a prefeito? Pois é, Jeferson Bezerra (PMN) e Wilson Mattos (PTB). Ambos, a exemplo de milhares de cidadãos Brasil a fora não perderam a oportunidade de obter o registro precário depois que o Superior Tribunal Federal (STF), tendo o ministro Gilmar Mendes à frente, derrubou, em 2009, a obrigatoriedade do diploma de jornalista. Desde então, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) luta pela aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição para reverter a decisão do STF. Tarefa quase impossível nesses sombrios tempos obscurantistas onde o saber pouco importa. Jeferson era cabeleireiro no Canaã I e Wilson, desde que se formou, trabalha com advocacia.

Debate – Um pool de veículos de comunicação de MS, entre eles a Folha de Dourados, juntamente com o grupo de WhatsApp “Eleições 2020” realizam na noite de sábado, 17 de outubro, debate entre os candidatos à Prefeitura de Campo Grande. Estão confirmados: Paulo Matos (PSC), Marcelo Miglioli (SD), Márcio Fernandez (MDB), Vinícius Siqueira (PSL), Pedro Kemp (PT), Esacheu (PP), Cris Duarte (PSOL) e Guto Scarpanti (Novo). Agora Campo Grande. O pool é formado por: Blog Alipio Neto, Jornal Do Estado MS, BonitoNet, CGDestak, AtualNews, A Onça, Líder News, Folha de Dourados, Correio do MS, Rural News e Correio da Manhã.

Debate 02 – Em Dourados, por enquanto, não há nenhuma movimentação, pelo menos pública, pela realização de debates entre os sete candidatos a prefeito. Um dos entusiastas desse evento eleitoral de eleições passadas, o jornalista Amarildo Ricci, agora está impedido, já que é candidato a vereador pelo DEM de Barbosinha.

Eleições – Por hora, a campanha eleitoral em Dourados está morna. Uma visita aqui, outra lá e postagens nas redes sociais dos candidatos. Além dos cuidados com a covid-19, outro empecilho é financeiro. E a solução é encurtar mais ainda o período de campanha. Os “exércitos” estarão com força nas ruas somente a partir de 15 de outubro.

Urnas – A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul se prepara para as eleições municipais de 2020 e conta com 7.092 urnas eletrônicas, as quais serão distribuídas em todo Estado, sendo 6.096 urnas de seção e 996 urnas de contingências. Os cuidados com o equipamento estão sendo gerenciados pela equipe da Seção de Voto Informatizado – SEVIN de modo preventivo e corretivo. A partir da eleição 2020, as urnas modelos 2006 e 2008 não serão utilizadas por razões de segurança.

Empoderada – Desde a criação do Conselho em 1979, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS (Crea-MS) nunca teve uma mulher na presidência. Com 1.136 votos, no dia 1º de outubro de 2020, a engenheira agrimensora, Vânia Mello, foi eleita presidente da entidade que representa cerca de 10 mil profissionais no Estado. Foram 2.076 votos sendo 2.059 válidos. A primeira mulher eleita presidente do Crea-MS teve 55% dos votos.

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -