O Escritório Paulus Advocacia é uma banca jurídica que se destaca pela excelência no atendimento e pela dedicação aos seus clientes. Com uma equipe de profissionais altamente especializada, o escritório oferece soluções jurídicas personalizadas, sempre pautadas pela ética e pelo compromisso com a justiça.
Aquiles Paulus, sócio fundador, nasceu no ano de 1960, em Sobradinho-RS. Filho de pequenos agricultores, permaneceu na atividade rural, junto com alguns irmãos, até prestar o serviço militar obrigatório, em Santa Maria-RS, no ano de 1979.
Após o serviço militar, iniciou nova fase em sua vida. Fixou residência em Santa Maria, onde, nos anos de 1980 e 1981, fez o supletivo de primeiro grau e, nos de 1982 a 1984, o curso de contabilidade, sempre trabalhando durante o dia e estudando à noite. De 1985 a julho de 1987 foi seminarista na Escola Superior de Estudos Filosóficos e Sociais (Padres Palotinos), também em Santa Maria, estudando filosofia e teologia.
Em meados de julho de 1987, Aquiles Paulus começou sua história em Dourados, trabalhando, primeiramente, para a Mitra Diocesana de Dourados, atuando junto aos povos indígenas da diocese.
No início de 1988, passou a cursar Direito na então Sociedade Civil de Educação da Grande Dourados (SOCIGRAN), hoje Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). Integrante da 14ª Turma do Curso de Direito, formou-se em dezembro de 1992, e logo fez inscrição para os quadros da OAB/MS, com o número de registro 5676.
Em 1991 casou-se com Eunice Michelini.
Uma História de confiança e transparência
Ao longo dos anos, o Escritório Paulus Advocacia construiu reputação sólida, baseada na confiança e na transparência, tornando-se referência em diversas áreas do Direito. Seu objetivo é proporcionar serviço de alta qualidade, atendendo às necessidades específicas de cada cliente e contribuindo para a promoção da justiça e do bem-estar social.
Nesse contexto, cumpre lembrar que, como advogado, Aquiles atuou, nos primeiros anos, como pessoa física com o sócio Paulo Lotário Junges (OAB/MS 5677), basicamente em questões trabalhistas e cíveis. Ainda como estagiários, nos anos de 1991 e 1992 e no breve período em que aguardavam a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, os sócios tiveram como mestre o advogado Jovino Balardi (in memoriam).
No início do escritório, mesmo sem formalização societária oficial, Aquiles Paulus e Paulo Lotário Junges (OAB/MS 5677) atuaram como sócios de 1992 a 1997. Neste ano, Paulo deixou o escritório para assumir o cargo de procurador do município de Mundo Novo. A partir de 1999, mantém escritório especializado em Direito Administrativo e Cível, em Campo Grande.
Quando Paulo saiu, já estagiava no escritório o advogado Alci Ferreira França (OAB/MS 6591), que permaneceu como sócio até 2008. 72 Aquiles Paulus Advocacia Ano em que montou seu próprio escritório. Alci atua na profissão, na cidade de Dourados e região, até presentemente.
Elizabete da Costa Souza Camargo (OAB/MS 9665), profissional que também iniciou sua atividade na empresa como estagiária (ano de 2001), formou-se em Direito pela Unigran, em 2003, permanecendo no escritório até 2008. Desde então atua, junto com seu esposo, José
Carlos Camargo Roque, em escritório estabelecido em Dourados e região. Com a saída de Elizabete, Pietra Escobar Yano (OAB/MS 12.649) passa a ser parceira do escritório, sendo sócia da primeira formalização so cietária, no ano de 2008.
A primeira alteração da composição societária ocorreu, no ano de 2010, com a entrada da advogada Paula Escobar Yano (OAB/MS 13.817), irmã de Pietra, e do advogado Vanilton Camacho da Costa (OAB/MS 7496), ambos integrando o escritório como associados. No ano também de 2010, Vinicius de Marchi Guedes (OAB/MS 16.746) entra na empresa como estagiário; forma-se em 2011 pela Unigran; e, em 2016, passa a participar da sociedade, nela permanecendo até a data atual.
No ano de 2020 Pietra Escobar Yano e Paula Escobar Yano saem da sociedade e vão atuar com escritório próprio em Dourados e região.
Na nova composição, Ana Rosa Rossato Paulus (OAB/MS 22.449), sobrinha de Aquiles, participa no escritório como secretária. Após for mar-se em Direito, em 2016, também pela Unigran, passa a integrar a sociedade.
A última alteração ocorreu no final de 2024, quando Vanilton Ca macho da Costa decide atuar por conta própria. Assim, a composição societária é, hoje, formada por Aquiles Paulus, Ana Rosa Rossato Paulus e Vinicius de Marchi Guedes. Além dos sócios, a empresa teve e tem como imprescindíveis as atendentes, alguns estagiários e associados, assim como outros colegas que encaminham ações, ou pessoas cujas ações são direcionadas, 73 Aquiles Paulus Advocacia por meio de parceria, a outros colegas, caso a empresa não atue na área específica da necessidade do cliente.
O advogado Aquiles Paulus afirma:
Colaboradores e parceiros devem ter sempre lugar de destaque, pois, inobstante não aparecerem nas petições e nas audiências, exercem papeis determinantes na empresa para que a advocacia, sua finalidade precípua, como regrado no artigo 133, da Constituição Federal, possa ser plenamente implementada.
Referência em Dourados e região
Com essa estratégia de atuação, ao longo de sua trajetória, o escritório consolidou-se como referência em Direito Previdenciário, Cível, Trabalhista e Administrativo, oferecendo serviços jurídicos de excelência e atendimento humanizado aos seus clientes.
Além do fundador, Aquiles Paulus, na atualidade a equipe inclui
• Ana Rosa Rossato Paulus (OAB/MS 22.449): bacharela em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário da Grande Doura dos (Unigran) e pós-graduada em Processo Civil pela mesma instituição.
• Vinícius de Marchi Guedes (OAB/MS 16.746): bacharel em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário da Grande Doura dos (Unigran) e pós-graduado em Direito do Trabalho, Proces so do Trabalho e Direito Previdenciário pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (INESP).
• Nereu Schneider (OAB/MS 6.102) – Associado: Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Dom Bosco, de Campo Grande.
• Fernanda Ferreira Prado Ajala: bacharela em Ciências Jurídicas pela Unigran, pós-graduada em Direito de Família e Sucessões pela Damásio, e bacharela em Ciências Jurídicas pelo

Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran).
• Marilene Fernandes Lima de Castro: controller e bacharela em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário da Grande Doura dos (Unigran/ 2014).
• Camila Medeiro Greffe: atendente e responsável pelo financeiro.
Atuação como empresa
A atuação como empresa foi uma das determinantes nessa trajetória. Mesmo possuindo, em dado momento, cinco sócios e dois associa dos e, agora, uma equipe menor, com três sócios e um associado, as adequações foram resultado da chegada e saída de profissionais para atuarem por conta própria, consolidando suas bancas jurídicas, estabelecendo-se dentro de parâmetros de condução profissional próprios.
Também é certo que, a partir da nova realidade da justiça no país, com o processo eletrônico, com audiências on-line e com todos os meios tecnológicos disponibilizados, as informações circulam, em grande parte das vezes, sem a presença física tanto do cliente quanto do advogado.
Adaptar-se aos desafios dos novos tempos passou, desse modo, a ser uma constante, internamente, com o permanente aperfeiçoamento na formatação dos controles, e, externamente, na relação com os clientes.
Conforme Aquiles Paulus:
Atuar como empresa traz benefícios para um escritório de advocacia, situação da qual somos testemunhas. Temos, ainda, um forte compromisso com a realidade social que abrange os trabalhadores e empresas para as quais atuamos, pois as leis, quando devidamente aplicadas, beneficiam a ambos, concretizando as normas, o seu princípio precípuo da pacificação social.