Um vulcão localizado na península de Kamchatka, na Rússia, entrou em erupção nesta quarta-feira (30). De acordo com o Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências, o caso aconteceu por conta do terremoto que atingiu o país.
Conforme a instituição, o vulcão Klyuchesvskaya Sopka é um dos maiores do hemisfério norte que ainda estão ativos. Além disso, ele é o mais alto da Eurásia.
A princípio, o vulcão estava apresentando atividade crescente nos últimos dias, com um forte brilho visível durante a noite. Ao entrar em erupção, nuvens de cinzas chegaram até três quilômetros acima do nível do mar.
Vulcão entrou em erupção na Rússia por causa de terremoto
A península de Kamchatka, no Extremo Oeste do país, fica no epicentro do terremoto que causou tsunamis na Rússia, Japão e Estados Unidos. Marcando 8,8 de magnitude na escala Richter, o abalo sísmico aconteceu especificamente a cerca de 125 quilômetros de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade com mais de 160 mil habitantes. O tremor, registrado a aproximadamente 19 quilômetros de profundidade, causou um tsunami com ondas de até 4 metros.
O fenômeno colocou diversas regiões do Oceano Pacífico em alerta, com ondas detectadas não apenas na Rússia, mas também em países como Japão e Estados Unidos, especialmente no estado do Havaí, onde moradores foram orientados a permanecer longe das áreas costeiras.
(Informações RIC Notícias)