Redação –
Dourados volta oficialmente ao mapa da aviação comercial. Depois de mais de quatro anos sem voos regulares, o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira recebeu, às 8h40 desta segunda-feira (8), o primeiro voo da companhia aérea Latam, ligando o município a São Paulo (Guarulhos). A retomada encerra um longo período em que moradores da cidade e da região precisavam se deslocar a Campo Grande ou Ponta Porã para viajar de avião.
A nova rota da Latam conta com três voos semanais, sempre às segundas, quintas e sextas-feiras. A aeronave parte de Guarulhos às 7h45, pousa em Dourados às 8h40, decola novamente às 9h20 e retorna ao aeroporto paulista às 12h25 (horários locais).
Segundo a Prefeitura de Dourados, entre janeiro e maio de 2025, o aeroporto já registrou 2.693 operações de pousos e decolagens, o que demonstra a viabilidade e capacidade operacional da estrutura, inclusive para aeronaves de grande porte.
Obras e atrasos marcaram fechamento do aeroporto
O aeroporto estava fechado para voos desde maio de 2021, quando tiveram início as obras de reforma e adequação da pista, executadas pelo 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) do Exército Brasileiro. Inicialmente, a previsão de entrega era de seis meses, com conclusão estimada para novembro daquele ano.
No entanto, problemas na drenagem da pista, detectados ainda em setembro de 2021, demandaram intervenções adicionais. O prazo foi reprogramado para novembro de 2022, mas novos contratempos, como o excesso de chuvas, causaram atrasos. A entrega final só ocorreu em julho de 2024, mas a operação comercial ainda teve de esperar pela homologação dos equipamentos de navegação aérea, etapa que também enfrentou obstáculos técnicos.
Em dezembro de 2024, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma inspeção no local e aprovou a cabeceira 06. Já a cabeceira 24 foi reprovada devido à baixa luminosidade no sistema PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão), sendo necessária a troca de um refletor e nova vistoria técnica.
Durante o período sem voos comerciais, a pista permaneceu inativa para esse tipo de operação. Somente a partir de 2024 foram liberados voos particulares e, em 2025, o aeroporto passou a receber jatos de grande porte, incluindo aeronaves com autoridades em visitas oficiais ao município.
Expectativa é de retomada gradual do setor aéreo
Antes da paralisação, Dourados era atendida pelas companhias Azul e Gol, com voos regulares para diversos destinos. Agora, com a Latam retomando as operações, a expectativa da Prefeitura e do setor empresarial é de que o volume de passageiros cresça gradualmente, ampliando as possibilidades de negócios, turismo e integração da cidade com grandes centros.