Após despejo, índios reúnem guerreiros para retomar área
Sidrolândia – 19/11/2009
Após deixar pacificamente a Querência São José, em Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande, os índios anunciaram que estão reunindo 300 guerreiros para retomar a área. Eles foram forçados a sair por volta das 12h de hoje, após um grupo de fazendeiros contar com o apoio de aproximadamente 60 policiais militares.
Segundo lideranças da reserva indígena de Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia, que engloba nove aldeias, o grupo pretende esperar a Polícia Federal para retomar a área de 300 hectares. “O despejo foi ilegal, eles não tinham mandado de reintegração”, comentou um indígena.
Ele contou que o grupo deixou a área para preservar idosos e crianças, que integravam o grupo na hora do despejo. No entanto, após reunir um grupo de 300 guerreiros, eles vão voltar para retomar a fazenda. O risco de novo confronto na região é grande.
Conflito – Há anos, os índios da etnia Terena aguardam a ampliação da reserva dos 5 mil para 17,2 mil hectares. Cerca de 4 mil pessoas vivem na reserva, mas a ampliação da área esbarrou na Justiça Federal, que analisa ação movida pelos produtores rurais.
Revoltados com a demora, os índios promoveram, no mês passado, a ocupação de três fazendas: 3R, Cambará e São José. Após acordo com a Justiça Federal, eles desocuparam duas áreas, mas permanecem na Querência São José.
O conflito teve novo lance hoje, quando o proprietário conversou com o grupo e pediu a desocupação da área. Como os índios se negaram a sair, a PM, que contou com o apoio da Cigcoe (Companhia Independente de Gestão de Crises e Operações Especiais), forçou os índios a deixarem a fazenda.
Não houve violência. No entanto, os índios dizem que dois idosos foram pressionados por cassetetes para deixar o imóvel. Agora, os guerreiros terenas ameaçam retomar a área a força caso a Polícia Federal não compareça para mediar uma solução.
Fonte: Folha de Dourados



