Assessoria AApoiadores –
A manhã deste sábado marcou a abertura oficial da unidade móvel de educação Missão Gênese – Uma Jornada Nanocientífica, no Parque dos Ipês, em Dourados (MS).
O projeto, que alia tecnologia, ciência e conscientização, é uma realização do Hospital de Amor, por meio da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados, em parceria com o Sicredi Centro-Sul MS/BA, Incorporadora São Bento, Família Guerra e Prefeitura Municipal de Dourados, além do apoio do Kikão Restaurante, Hotel Bahamas e Academia Douradense de Letras e das secretarias municipais de Educação, Cultura e Agricultura Familiar.
O evento contou com a presença de diversas autoridades e apoiadores, entre eles: Dra. Cristiane Iguma Câmara, coordenadora municipal do Hospital de Amor em Dourados e presidente da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados; Patrícia Leite, primeira-dama do município; o deputado estadual Zé Teixeira, representando a Assembléia Legislativa; os vereadores Pedro Pepa e Inspetor Cabral; a secretária de Cultura Gisela Melo; o diretor da São Bento Incorporadora, Victor Messias; Roseneide Campos, diretora de negócios da Ciarama Máquinas, o secretário de Agricultura Familiar, Bruno Pontim; o diretor clínico do Instituto de Prevenção do Hospital de Amor, Dr. Aroldo Boigues; além de representantes políticos, lideranas locais e membros da sociedade civil.
A Missão Gênese chega a Dourados em sintonia com o Setembro Dourado, mês dedicado à conscientização sobre o câncer infantojuvenil. A ação busca levar conhecimento e despertar nos adolescentes a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos saudáveis desde cedo.
Instalada em uma carreta de alta tecnologia, a “nave” da Missão Gênese oferece aos jovens uma experiência imersiva com recursos de realidade virtual, jogos e conteúdos interativos. Voltado para adolescentes de 11 a 15 anos, o projeto utiliza a narrativa da “Jornada do Herói” para sensibilizar sobre o autocuidado, a prevenção do câncer e a valorização da saúde no cotidiano.
Para a primeira-dama de Dourados, Patrícia Leite, o projeto é um marco no trabalho de educação e conscientização em saúde:
“Achei o projeto da Missão Gênese muito bacana, lúdico e digital! Um projeto que leva informações para a base, para nossas crianças que têm potencial para serem multiplicadoras de conhecimento dentro da nossa sociedade. O projeto ensina sobre diversos tipos de câncer e como podemos prevenir e até mesmo detectar de forma antecipada. Muito interessante mesmo e espero que as crianças de Dourados possam viver esta experiência”, destacou.
O coordenador da Missão Gênese em Dourados, Juliano Azambuja destacou a importância do apoio de todos os parceiros e destacou a colaboração da Prefeitura de Dourados que cedeu o espaço do Parque dos Ipês e está ajudando na marcação de visitas para alunos da rede municipal de ensino, a Sra Priscila Lupinetti Mantovani, gestora do Instituto de Prevenção do Hospital de Amor e membro da equipe da Associação de Apoiadores, realizadora da Missão Gênese em Dourados, comentou com entusiasmo o interesse também de escolas estaduais e particulares.
O deputado estadual Zé Teixeira, que tem apoiado o Hospital de Amor desde o início das atividades em Dourados, também deixou um depoimento marcante durante a abertura. Ele destacou a importância do diagnóstico precoce, relatando sua própria experiência pessoal:
“Eu sou a prova de que detectar a doença de maneira precoce é a melhor solução.”, afirmou.
O vereador e vice presidente da Câmara de Dourados, Inspetor Cabral também destacou:
“ O Hospital de Amor demonstra mais uma vez sua preocupação não só com o tratamento, mas também, na prevenção e principalmente na educação em saúde. Esse projeto é um exemplo de como ciência e cidadania podem caminhar juntas. ”
A Dra. Cristiane Iguma Câmara, coordenadora municipal do Hospital de Amor em Dourados e presidente da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados disse a todos:
“Gostaria de agradecer a importante participação dos apoiadores envolvidos nesta ação da Missão Gênese. Destaco também a colaboração da prefeitura municipal e de todos os nossos parceiros que sempre fortalecem nossas ações e estão nos ajudando a transformar o Hospital de Amor de Dourados em uma realidade”.
Com esta iniciativa, o Hospital de Amor e a Associação de Apoiadores do Hospital de Amor em Dourados reforçam o compromisso de transformar conhecimento em ação, aproximando ciência, saúde e cidadania da comunidade.