Foto de destaque: Hélio Lima/Blog A Bola Rolou

A partida de volta será no dia 31 de outubro, às 18 horas (de MS), no Ginásio de Esportes do Sesc Ceilândia, cidade-satélite de Brasília-DF. Quem passar, encara, na segunda fase, a Associação Sorriso Futsal, de Mato Grosso, que eliminou, na segunda-feira (26.10), o PFOS Futsal de Alta Floresta, agremiação do mesmo Estado.

A Apaefs participa pela primeira vez da Copa do Brasil. A equipe da Cidade Modelo garantiu vaga ao torneio nacional após faturar o título do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futsal – Divisão Especial 2019. O fixo e capitão da equipe, John Lenos Santos, salienta que a participação tem grande significado. “É uma competição visada e motiva os atletas das nossas categorias de base a treinarem com determinação, para quem sabe um dia disputar um torneio a nível nacional como este, representando Mato Grosso do Sul. Hoje, com o apoio fundamental do Governo do Estado, teremos essa oportunidade”.

A Copa do Brasil

A Copa do Brasil, organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), terá 16 participantes, com disputas em quatro fases, no sistema “mata-mata” (eliminatório), em jogos de ida e volta. De acordo com o regulamento, só avança à próxima etapa a equipe que vencer as duas partidas (ida e volta) ou ganhar o primeiro duelo e empatar o segundo. O saldo de gols não é levado em consideração.

Em caso de dois empates ou vitórias alternadas, o desempate será feito por meio de período suplementar de 10 minutos, sendo dois tempos de cinco minutos, sem intervalo, apenas com a inversão dos lados. Caso persista a igualdade no placar, serão executadas três cobranças de tiro livre direto, na marca da penalidade máxima, para cada equipe, de forma alternada. Se continuar o empate, os pênaltis serão alternados até uma equipe obtenha a vantagem de um gol a mais que a outra.

As próximas fase serão quartas de final (2ª), semifinal (3ª) e final (4ª). Também participam da competição Dois Vizinhos (PR), Pato Futsal (PR), Associação Esportiva de Venâncio Aires (RS), Real Madruga (SP), Associação Atlética Banco do Brasil de Teresina (PI), Lagarto Futsal (SE), Unidos do Alvorada (AM), Sociedade Esportiva Tubarão (PA), Balsas Futsal (MA), Associação Esportiva Shouse (PA), Ceará Sporting Club (CE) e Pires Ferreira Futsal (CE).

Programada para ter início no mês de maio deste ano, a Copa do Brasil foi adiada devido à pandemia da Covid-19. A competição segue todos os protocolos de biossegurança estabelecidos por órgãos sanitários. Além disso, conforme a CBFS, há obrigatoriedade de testes para o novo vírus em jogadores, membros da comissão técnica e arbitragem antes das partidas.

A Apaefs disputará a Copa do Brasil de Futsal com a seguinte delegação:

ATLETAS

Goleiros
Everton Carlos
Gabriel Benites

Fixos
John Lenos Santos
Anderson Ricardo
Brenner Cesar
Matheus Alves

Alas
Roger Wesley
Rodrigo Firmino
Rodrigo Melo
Vinicius Moura
Vitor Flores
Gabriel da Silva
Luiz Augusto

Pivôs
Elton Jhon
Rodolfo Franco
Lucas Vieira
Matheus Ribeiro

Comissão técnica: José Roberto da Silva (técnico), Ivanor Blans (auxiliar técnico) e Santa dos Santos (chefe de delegação).

Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Foto de destaque: Hélio Lima/Blog A Bola Rolou

Comentários do Facebook