Desde 1968 - Ano 56

28.1 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioSaúdeAo contrário da maioria dos municípios de MS, Dourados atrasa vacinação infantil

Ao contrário da maioria dos municípios de MS, Dourados atrasa vacinação infantil

- Advertisement -

Se não bastasse a protelação do governo federal para iniciar a vacinação infantil contra a covid-19, as crianças douradenses na faixa etária de 5 a 11 anos ficaram expostas desnecessariamente por mais dois dias pela inépcia da Prefeitura de Dourados que retardou o processo vacinal.

Enquanto a maioria dos municípios iniciou a vacinação no sábado, depois de receberem os imunizantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) na noite de sexta-feira (14), em Campo Grande, Dourados, deve começar a vacinação somente nesta segunda-feira (17).

A fim de saber do porquê do atraso que joga contra a vida das crianças de Dourados e favorece teses negacionistas, na manhã de hoje a Folha de Dourados ligou para o assessor de Comunicação Social da Prefeitura, jornalista Ginez Cesar, que não atendeu e sequer retornou à ligação.

Oficialmente, a Prefeitura nada divulgou hoje sobre a vacinação infantil. Sobre o site oficial estar fora do ar, apenas uma lacônica nota:

COMUNICADO IMPORTANTE

A Prefeitura de Dourados informa que, devido ao grande número de acessos, o site oficial do município apresenta instabilidade nesta segunda-feira (17). Com isso algumas funções do site foram afetadas, mas os técnicos já trabalham para reestabelecer a conexão e, logo, todas as atividades do site serão retomadas.

A Folha apurou que dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 59 retiraram as doses na sexta-feira e os outros 20, entre eles Dourados, no sábado.

Mas, ao contrário de Dourados, os municípios que foram à Capital buscar as vacinas no sábado, iniciaram a vacinação já na tarde daquele dia.

Muitos dos 79 municípios aplicaram todo o quantitativo que receberam no sábado ou no domingo.

Dourados recebeu 1.880 doses, das quais 1.130 para as crianças não indígenas e 750 para as indígenas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação da vacina Comirnaty (da Pfizer-BioNTech) em crianças de 5 a 11 anos no dia 16 de dezembro de 2021.

O parecer levou em conta dados disponíveis sobre a eficácia e a segurança da vacina, que foram analisados por diferentes profissionais da área da saúde, contando com a participação de especialistas externos de diferentes sociedades médicas brasileiras.

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -