Uma Consulta Pública foi aberta para avaliar a possível incorporação da técnica de Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) para o tratamento de tumores no canal anal, no rol de procedimentos da ANS. Caso a consulta seja favorável a incorporação, os planos de saúde passam a cobrir o tratamento para essa nova indicação, beneficiando os pacientes oncológicos.
Considerada um aprimoramento da radioterapia comum, a IMRT já é aplicada há mais de 10 anos globalmente para tratar tumores em diferentes partes do corpo, como pescoço, cérebro e próstata. Com ela, é possível direcionar doses altas de radiação de forma mais concentrada ao tumor, protegendo tecidos saudáveis e resultando em um tratamento mais efetivo e com menos efeitos colaterais.1
A Consulta Pública nº 157 está disponível no site da ANS até o dia 1 de julho e representa um marco na dicussão de ampliação do acesso a tratamentos avançados para o câncer.
Para contribuir é preciso seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o site da Agência Nacional de Saúde Suplementar: Visite ANS – Consulta Publica Gov Tela Inicial, role a tela até encontrar o link de acesso à consulta pública n° 157.
- Leia o relatório técnico: entenda os critérios e evidências científicas da IMRT avaliadas.
- Envie sua opinião: Preencha o formulário de consulta pública compartilhando suas considerações e apoio à incorporação do tratamento.
A participação na consulta pública nº 157 é uma forma de exercer o direito como cidadão e contribuir diretamente com as políticas públicas de saúde. As contribuições enviadas serão avaliadas pelo comitê da ANS, que analisará o relatório gerado e tomará a decisão final sobre a incorporação do tratamento para a nova indicação.