Desde 1968 - Ano 56

24.8 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioDouradosAnálise das redes sociais: nem Barbosinha, nem Alan; Racib vence as eleições...

Análise das redes sociais: nem Barbosinha, nem Alan; Racib vence as eleições em Dourados

- Advertisement -

Tá dito: “A maior decepção vem daquela que nunca esperamos” (autor desconhecido)

José Henrique Marques

Zefini – Hoje, quinta-feira 12, é o último dia para divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno (Lei nº 9.504/1997, art. 47, caput e Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único). Amanhã, sexta-feira 13: último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução na internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral relativa ao primeiro turno.

Aprendizado – Redes sociais: há muita expectativa pela influência delas nessas eleições. A maioria dos candidatos, até mesmo por limitações financeiras e restrições pandêmicas, apostou em lives e peças publicitárias no Facebook, You Tube e Instagram. Mas será que terá a mesma eficácia da campanha bolsonarista de dois anos atrás?

Fake News – Nunca é demais lembrar que a campanha de Bolsonaro é investigada no STF e no Senado por disparar notícias falsas financiadas por grupo de empresários moralistas que investiram R$ 20 milhões, cada um, no esquema. Assim fica fácil levar tolos a acreditarem em ameaça comunista, kit gay, mamadeira de piroca e outras barbaridades.

A propósito – Nessa semana, a Justiça Eleitoral determinou que as redes sociais Instagram, YouTube e Facebook retirem do ar mais de meio milhão de compartilhamentos de material com conteúdo falso contra Manuela D’Ávila (PCdoB), que lidera as pesquisas de intenção de voto na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre (RS). Vice de Fernando Hadadd (PT) em 2018, essa moça, honrada e militante ficha limpa, vem sendo atacada por canalhas há muito tempo.

Diagnóstico – Se realmente as redes sociais farão toda a diferença nas eleições de 2020, em Dourados, contrariando todas as pesquisas, Barbosinha perderá a disputa pela Prefeitura. O que o deputado tem apanhado nas redes sociais, principalmente nos grupos de Facebook, não é brincadeira.

Diagnóstico 02 – Não são apenas os trabalhadores da Educação quem batem em Barbosinha – eles não o perdoam por comandar votação na Assembleia Legislativa que teria tolhido direitos da categoria. É gente do povo mesmo, muitos semianalfabetos e outros empoderados pelo “mito”. Chega a ser caso de polícia.

Diagnóstico 03 – Nem Barbosinha, nem Alan, “farinha do mesmo saco”, segundo Wilson Matos: pelo que se vê e se lê nas redes sociais, o candidato Racib será eleito prefeito de Dourados. É o queridinho. Como bom árabe, parece que vendeu direitinho seu peixe “novo” na piracema.  

Câmara – Outro aprendizado nessas eleições: até onde as redes sociais ajudarão a eleger candidatos a vereador desconhecidos, pobres e fora dos esquemas dos poderosos?

Câmara 02 – Historicamente a renovação na Câmara de Dourados gira em torno de 50%. Dos 19, quatro já estão fora: Alan Guedes, Idenor Machado, Madson Valente e Bebeto. Quinze seguem nas disputa e oito ou nove estão bem cotados e devem ser reeleitos.

Câmara 03 – Não há dúvidas de que o poder econômico elegerá novamente a maioria na Câmara de Dourados, entre eles atuais vereadores e novos “abençoados” pelos caciques da política douradense. Infelizmente não serão eleitos pela vontade do povo e nem representarão o povo no Legislativo e, sim, pelo capital financeiro. Democracia, pero no mucho.

Baixaria – As redes sociais e os aplicativos de mensagens estão emporcalhados com vídeos e memes sórdidos de ataques aos dois principais postulantes à cadeira de Délia Razuk. Aliás, a prefeita foi vítima desses golpes baixos na campanha municipal passada, mas para o desespero dos detratores, ainda na ativa, venceu.

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -