Desde 1968 - Ano 56

22.5 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioTecnologiaAgrônomos Brasileiros Fazem a Conexão entre os Dados Digitais e as Culturas

Agrônomos Brasileiros Fazem a Conexão entre os Dados Digitais e as Culturas

- Advertisement -

O setor agrícola está passando por um processo de aprendizado para adotar ferramentas inovadoras no Brasil. É necessário que os agrônomos tenham conhecimentos e habilidades que vão além da tecnologia digital. Elas incluem uma nova maneira de pensar, relações pessoais e empatia. A tecnologia digital está abrindo um “novo mundo” no gerenciamento de culturas. O trabalho dos produtores e agrônomos está mudando devido à quantidade de dados e ferramentas que eles têm à sua disposição. No entanto, a maioria deles ainda está aprendendo a usá-las adequadamente em nível de fazenda.

Qual é a Natureza do Agronegócio no Brasil?

O Brasil se posicionou na agricultura, não apenas como líder no agronegócio global, mas como um grande produtor e exportador de alimentos e bebidas, como o famoso café brasileiro, cana-de-açúcar, suco de laranja, carne não apenas de gado, mas também de aves, suínos, açúcar, café e suco de laranja, e um importante produtor e exportador global de produtos como soja, etanol, aves, milho, suínos e carne bovina. Sem esquecer os produtos agrícolas da cadeia de exportação, como o milho e a soja, bem como os combustíveis na forma de etanol. O setor agrícola do país é responsável por cerca de 20% do PIB. Além disso, um terço dos brasileiros está empregado no agronegócio. A agricultura e a pecuária sempre foram a principal fonte de riqueza do Brasil e de seu povo.

Nos últimos anos, o setor de agronegócios do Brasil cresceu consideravelmente. As vendas de tratores, por exemplo, aumentaram pela metade desde 2012. As atividades inovadoras do agronegócio ajudaram o país a sair da recessão econômica que já dura dois anos no Brasil desde 2014. O Brasil alcançou um aumento tão grande na produção com um aumento mínimo na área agrícola. Isso foi possível graças à pesquisa e à inovação. A tecnologia de sementes, a rotação de culturas, a dupla lavoura, as técnicas mais recentes e os métodos de agricultura de precisão, como o índice de NDVI, aumentam a produtividade e a eficiência. Os agricultores brasileiros também usam produtos de proteção de culturas e fertilizantes para manter a alta produtividade. O investimento em pesquisa agrícola tropical e em agrotecnologia é significativo, o que sugere que a produção e a eficiência do Brasil continuarão a crescer nos próximos anos.

Desafios

A inovação possibilita a tomada de decisões mais precisas e rápidas em todas as etapas da produção agrícola. Em teoria, isso parece simples, mas há muitos desafios para aproveitar adequadamente esses desenvolvimentos no Brasil e, de fato, em todo o mundo. A agricultura digital é atualmente um grande desafio. Em primeiro lugar, os agrônomos precisam conhecer todas as questões agronômicas de cada cultura com a qual trabalham, todos os índices e  imagens ndvi. Em segundo lugar, eles precisam estar cientes das soluções digitais para a agricultura. E, em terceiro lugar, precisam escolher quais ferramentas podem ser eficazes para alcançar os resultados de seus clientes. Tudo isso exige força, muito conhecimento profundo, não apenas em seu campo, mas também em um campo paralelo – ter experiência de trabalho e aplicação de tecnologia na prática, e isso não é algo fácil de fazer”.

Visão Geral: Produção de Açúcar no Brasil

As empresas agrícolas no Brasil começaram a mudar de métodos de produção ultrapassados para métodos mais novos e ecologicamente corretos, que são menos prejudiciais ao meio ambiente e aos seres humanos. Isso é particularmente perceptível no setor de colheita de cana. Os produtores brasileiros começaram a usar ativamente uma abordagem alternativa nesse processo e influenciaram os processos de recuperação do solo após o plantio. Com a ajuda de inovações, foi possível otimizar o trabalho no campo, a colheita durante todo o ano, responder de forma eficaz à crescente demanda e atender às necessidades dos consumidores. Mas tudo isso requer a introdução de tecnologias que permitam a avaliação da produção e o monitoramento contínuo das terras agrícolas. Isso é necessário para detectar mudanças no tempo. 

No entanto, o setor enfrenta desafios como a mão de obra intensiva e os altos custos das inspeções manuais de campo e do monitoramento de plantações em terra. A solução racional aqui é usar drones ou drones e outras aeronaves destinadas ao monitoramento agrícola. É preciso levar em conta os altos custos de manutenção do equipamento de navegação, do próprio equipamento agrícola e os custos adicionais associados ao monitoramento terrestre das culturas por meio de uma variedade de instrumentos e mecanismos de campo que rastrearão vários índices de ndvi. Tudo isso pode ser substituído pelo uso de dados de satélite para monitorar o progresso da colheita. Atualmente, a ferramenta mais eficaz, especialmente para grandes áreas de canaviais, está se tornando esses dados. Usando dados de satélite e interpretando-os por meio de vários índices de vegetação e de ndvi, os produtores obtêm uma visão precisa de onde devem ir em seguida para maximizar a lucratividade de seus negócios.

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -