fbpx

Desde 1968 - Ano 56

27.5 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioArquivoAcadêmicos da Uniderp concorrem em seis categorias no FUA

Acadêmicos da Uniderp concorrem em seis categorias no FUA

Geral – 19/11/2009

 Os vencedores do Festival Universitário Audiovisual – FUÁ 2009, promovido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, serão conhecidos nesta sexta-feira (20), em cerimônia de premiação que acontece no Centro Cultural José Octávio Guizzo, a partir das 19h30min.
Trabalhos de acadêmicos dos cursos de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Anhanguera-Uniderp estão concorrendo em seis categorias. Na categoria Vídeo Reportagem Jornalística, os cinco finalistas que concorrem ao prêmio são alunos do curso de Jornalismo da Universidade.
Para o coordenador de Jornalismo, professor Marcos Morandi, a divulgação da lista com os finalistas do concurso mostra que o curso está no caminho certo. “Independente da obrigatoriedade do diploma ter sido revista pelo STF, aqui, na Universidade Anhanguera-Uniderp, proporcionamos aos alunos uma formação forte e de referência para toda a região Centro-Oeste e para o país”, afirma Morandi.
O professor Rodrigo Correa, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, também comemora as indicações dos estudantes do seu curso para finalistas nas categorias Institucional e Vídeo Publicitário, com os trabalhos Isso Existe Só Você não Vê, inscrito por Célio Aparecido Rosa de Araújo Júnior; e Mal me Quer, inscrito por Camila de Souza Alves. “O curso tem historicamente tradição em prêmios nesta área e isso reforça a nossa brilhante estrutura física e o alto nível da nossa equipe de professores e acadêmicos. O que pode ser comprovado nos últimos resultados como vencedores do Prêmio Morena e como melhor curso de Publicidade e Propaganda na avaliação Enade 2006”, destaca Correa.
Comemoração
O estudante de Jornalismo Roberto Belini, que teve duas reportagens selecionadas entre as finalistas da categoria Vídeo Reportagem Jornalística e uma na categoria Trash, diz ter ficado muito satisfeito com a divulgação. “Para mim, atesta um ensino forte, oferecido pela universidade, onde os professores se dedicam integralmente ao curso e os resultados se refletem na formação dos alunos”, explica Roberto. A oportunidade de estagiar numa televisão universitária é descrita como fundamental pelo estudante de jornalismo, pois as reportagens foram todas produzidas para veiculação no Canal Universitário (Canal 14 da operadora Net).
O responsável pela TV Pantanal, Cristiano Cupertino, para onde todas as reportagens finalistas da categoria Vídeo Reportagem Jornalística foram produzidas, afirma ter ficado extremamente satisfeito, mas diz não ter sido surpreendido com o resultado, pois, entre as televisões universitárias do Estado, a da Universidade Anhanguera-Uniderp é a que mais investe em telejornalismo. “Há alguns anos, temos nos destacados nesta área. Ano passado, uma das grandes vencedoras deste prêmio, a acadêmica Emilia Chacom, foi estagiária nossa e ganhou o concurso com material produzido para a TV”, explica Cupertino. O jornalista garante que as produções dos alunos em nada deixam a desejar, se comparadas às exibidas em rede aberta. E garante que, em breve, estes finalistas poderão ser vistos fazendo reportagens para os principais canais de televisão abertos.
Machado de Assis no rádio
Além de concorrer em categorias com trabalhos em vídeo, o curso de Jornalismo da Instituição também e finalista na categoria Documentário Jornalístico Educativo-cultural de Rádio, com o trabalho O centenário de Machado de Assis em Mato Grosso do Sul. Produzida pela acadêmica Laís Latta, a reportagem aborda a importância do escritor Machado de Assis para a literatura do país e do Estado, assim como suas influências na imprensa, além de divulgar um serviço virtual gratuito no qual está disponível toda a obra do escritor.
A matéria especial foi veiculada no mês de novembro de 2008, durante o centenário da morte de Machado de Assis, no programa radiofônico Uniderp Notícias, da emissora Uniderp FM 103,7. A matéria contou com uma trilha sonora original elaborada pelo professor Clayton Sales, que também é o editor responsável pelo jornalismo da Uniderp FM e pela reportagem, e com a colaboração do locutor Alfredo Milani, que declama um trecho da obra Dom Casmurro.
Confira -Segue a lista completa dos finalistas da Universidade Anhanguera-Uniderp que concorrem aos prêmios do FUA:
– Categoria INSTITUCIONAL
Isso Existe Só Você não Vê, inscrito por Célio Aparecido Rosa de Araújo Júnior
– Categoria TRASH
Anedotas News, inscrito por Roberto Saraiva Belini
– Categoria VÍDEO DOCUMENTÁRIO Inspiração de Safo, inscrito por Rafaela Gizzi Cassapula
– Categoria VÍDEO PUBLICITÁRIO
Mal me Quer, inscrito por Camila de Souza Alves
– Categoria VÍDEO REPORTAGEM JORNALÍSTICA
Venda Fusca, inscrito por Wendell Correia dos Reis
Troco de 0,01 Centavo, inscrito por Rodrigo Nascimento Rodrigues
Portabilidade – Telefonia, inscrito por Roberto Saraiva Belini
Golfe – Jogo, inscrito por Roberto Saraiva Belini
Clínica Dependentes, inscrito por Wendell Correia dos Reis
– Categoria Rádio – DOCUMENTÁRIO (JORNALÍSTICO/EDUCATIVO-CULTURAL)
Centenário de Machado de Assis, inscrito por Laís Latta Escobar

Fonte: Folha de Dourados

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS