fbpx

Desde 1968 - Ano 56

26.3 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioCulturaAcademia Douradense de Letras visita a Secretaria Municipal de Educação

Academia Douradense de Letras visita a Secretaria Municipal de Educação

A ADL (Academia Douradense de Letras) visitou na terça-feira (07) a Secretaria Municipal de Educação. Na sede da SEMED o Secretário Adjunto José Vicente Tardivo e a coordenadora geral do projeto de bibliotecas da Semed (Secretaria Municipal de Educação) a contadora de histórias, Sonia Morel, que receberam os acadêmicos Rose Rosendo, Eli Coelho Pereira e o Presidente da Academia, Marcos Coelho Cardoso.

A reunião teve como objetivo discutir parcerias em prol da literatura, do livro, da leitura e escrita em Dourados e sobre a conclusão do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura, Escrita e Biblioteca (PMLLLEB), como forma de alavancar o segmento literário na cidade.

A Resolução/SEMED n° 134, de 31 de julho de 2025 é que dispõe sobre a “Criação da Comissão, para fins de elaboração e aprovação em Lei do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura, Escrita e Biblioteca (PMLLLEB) de Dourados/MS, publicado no Diário Oficial – Ano XXVI – Nº 6.433 – Dourados, MS / Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025. A Comissão tem como objetivo conduzir a elaboração do Plano Municipal em atendimento às orientações do “Guia para elaboração e implantação dos Planos Estadual e Municipal do Livro e Leitura”, do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

“Há muitas ações já regulamentadas por força de lei, precisamos implementá-las numa tarefa diretiva para, então, captar e utilizar os recursos previstos com projetos que a lei já prevê no seu atendimento. Precisamos organizar e orientar as entidades afins no sentido próprio da política pública e também nas parcerias público-privadas. Esse encontro ocorre em momento importante e acredito que avançaremos muito nesse diálogo e com a nova gestão”, afirmou o presidente da ADL.

Academia Douradense de Letras visita a Secretaria Municipal de Educação

Marcos Coelho Cardoso continua: “a Academia Douradense de Letras sempre contribui com a sociedade douradense, com produção intelectual, artística e literária, registrando a história e a literatura de Dourados, agindo dentro do município, do estado,  também no movimento nacional e internacional,  muito bem enaltecendo nossa história e nossa gente.  Somos parceiros e agentes aliados à Educação desde a nossa fundação. Eu estou há mais de uma década na gestão da ADL, sou testemunha da história e de todos os agentes que estiveram nessa jornada e vejo a importância do momento e da gestão municipal para concluir ações na consolidação das políticas públicas nesse âmbito. É um momento oportuno de concluir a escrita e registro do PMLLLEB de Dourados, não há mais como postergar ações e fazeres como essas.”.

A ADL brindou os presentes com exemplares dos livros dos saudosos escritores Sireunise Camargo Dorta e Nicanor Coelho, como do atual Presidente Marcos Coelho escritos sobre a Academia, exemplares dos livros da ADL 30 anos e ADL 32 anos (obras da Biblio Editora – Editor Rogério Fernandes) ao Secretário Municipal Nilson Francisco da Silva e ao Secretário Adjunto José Vicente Tardivo e a coordenadora geral do projeto de bibliotecas da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) a contadora de histórias, Sonia Morel.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS