Desde 1968 - Ano 56

28.3 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioCulturaAcademia de Letras do Brasil - Dourados: eventos e atividades que marcaram...

Academia de Letras do Brasil – Dourados: eventos e atividades que marcaram o ano de 2025 

E 2025 se encaminha para seus últimos dias, sinalizando o início de um novo ano e inúmeras possibilidades de edificarmos o cenário literário e cultural de Dourados. E aqui trazemos um pouco do que foi o ano de 2025 e as atividades realizadas pela Academia de Letras do Brasil – Seccional Dourados (ALBDourados).

Iniciamos nosso calendário de eventos com a realização do II Tertúlia ao Luar: Mulheres Vivas e Livres, realizado em 08 de março, por ocasião da data alusiva ao dia internacional da Mulher. A ALB Dourados homenageou as mulheres, lembrando suas lutas contra os crimes contra elas cometidos, feminicídio, preconceito e discriminação de gênero. A noite foi de reflexões e apresentações culturais, distribuição gratuita de livros, e foram servidos pratos regionais. O evento foi carinhosamente pensado tendo à frente Maria José Martinelli, Fernando Dagata, Ilsyane Kmitta, e a decoração ficou sob a batuta artística de Lêh Girassol. A realização do evento no mês da mulher, marca o calendário de abertura das atividades anuais da ALB. Que tem em seu quadro de acadêmicas que ocupam os mais diversos espaços de atuação profissional e cultural em nossa cidade.

Para o mês de agosto,  a ALB preparou o Sarau do Folclore: Noite da Diversidade Cultural – ALBD, realizado em 30 de agosto na Casa da Cultura da UEMS, propiciando aos presentes uma noite de encantados e encantamentos! No palco a apresentação da Dança do Ventre com Natália Delgado, Dança Cigana com Lara Teles, Música Indígena Guarani com Talita Veron, Roda de Capoeira com Mestre Guerreiro, apresentação musical com João Martinelli, além de apresentação de atabaques e da Baianas do Complexo Cultural Tenda Girassol e a presença marcante de um público maravilhoso, que compareceu e prestigiou o evento. Uma organização primorosa, que fez florescer parcerias e afetos, tendo à frente na organização Ilsyane Kmitta, Maria José Martinelli e Fernando Dagata, ainda na decoração Ellem Cembranelli e Rilvan Barbosa. Foi disposta, por Odila Lange, uma mesa com objetos do Folclore, e na fotografia Suzana Arakaki. Na condução do som recebemos o auxílio da Assessoria de Comunicação e Cerimonial da Prefeitura Municipal.  A organização do Sarau do Folclore contou com a participação dos membros da ALB – Seccional Dourados, que atuaram na articulação das atrações e parcerias que viabilizam a realização do evento.

E para fechar o calendário de eventos, em 21 de novembro de 2025, aconteceu o Sarau LeiA Mulheres, com entrada totalmente gratuita e aberto à comunidade, reuniu aproximadamente 200 pessoas na sede da ADUF Dourados. O Sarau  foi organizado pela Academia de Letras do Brasil-Seccional Dourados, MS, em parceria com  o Grupo Crítica Feminista UFGD / Ecoando Vozes UEMS / Território de Escrevivência e participação da Economia Solidária. Foi o primeiro evento organizado pela atual diretoria da ALB, tendo à frente na organização Ilsyane Kmitta e Maria José Martinelli pela ALB e Alexandra Pinheiro e Claudia Roma pela UFGD.  A noite contou com poesia e declamações, atabaques, música, dança, pastel, espetinho, Chopp, dança de roda e muito mais. Foi um encontro para celebrar a produção literária de mulheres e fortalecer a cultura na universidade e na cidade. A realização desse evento marca o início da parceria da ALB com a universidades UEMS e UFGD.

O calendário de eventos da Academia de Letras do Brasil-Seccional Dourados, vem sendo pensado por uma equipe cultural, no intuito de que as mesmas passem a integrar o calendário cultural de nossa cidade. Trazendo a diversidade cultural como uma maneira de estreitar parcerias e estabelecer possibilidades de tornar Dourados um centro cultural de referência. 

Para tanto a ALB tem participado de atividades que permitem essa interação como no lançamento de livros, eventos literários nas escolas e universidades, atividades artísticas, na FELIT, no FESTOP, no lançamento de talentos da música como em 16 de novembro por ocasião do lançamento de “MAQUIAGEM” de João Martinelli. Na edição da FELIT, houve a divulgação de obras literárias por parte de membros, e participações individuais como da Professora Suzana Arakaki abordando meio ambiente através de poesia.

E em 18 de novembro tivemos a posse de novos membros (Laura Cyrineu Munhoz e Silva, Luana do Prado Macena e Osvaldo Arnez) e da nova diretoria para o triênio 2025-2028, ocasião na qual recebemos do Vereador Elias Ishy a Moção de Congratulações. 

A Academia de Letras do Brasil-Seccional Dourados, MS, tendo a frente a Diretoria Vanguarda Literária (Ilsyane Kmitta na presidência, vice-Presidente, Fernando de Castro Além, 1ª-Secretária, Maria José Martinelli Silva Calixto, 2ª-Secretária, Ellem Maria Cembranelli da Costa, 1ª-Tesoureira, Suzana Arakaki, e 2ª-Tesoureira, Roselâine Terezinha Migotto Watanabe), defende que cultura é diversidade, e diversidade é respeito. Ao valorizarmos a literatura, as artes, a cultura, estamos dizendo ‘sim’ ao direito de cada um ser quem é, e ao direito de todas as histórias serem contadas. É nossa maneira mais bonita de praticar a tolerância e a inclusão.

Gratidão  2025 e que 2026 seja diverso e plural!

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS