Cerca de 20 cães e gatos teriam sido abandonados por uma família no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. Neste sábado (20), uma vizinha denunciou a morte de quatro gatos e dois cães após dias sem água e comida. Ela relatou que tentou acionar a polícia e a fiscalização, mas não obteve retorno.
Segundo a denúncia, a casa era cuidada por uma idosa há cerca de 30 anos. Porém, há mais de uma semana, familiares teriam levado a mulher e desde então não houve visitas ao imóvel. “Vieram com um caminhão, tiraram tudo e deixaram os cachorros e gatos. Eles estão sem água, sem ração e estão se matando. Latem o dia inteiro. Agora há pouco, se atacaram e um está todo machucado”, descreveu a vizinha.
As imagens registradas mostram a gravidade da situação: gatos já em decomposição, dejetos espalhados e cães magros ou debilitados. A moradora tenta ajudar oferecendo ração, mas a quantidade de animais é maior do que consegue suprir.
Frustração na denúncia
A vizinha afirmou que tentou denunciar o caso pelos telefones da GCZ (Gerência de Controle de Zoonoses), mas não conseguiu contato. Já a Delegacia Virtual não permite registro em flagrante, orientando o acionamento da Polícia Militar pelo 190. “Liguei para a polícia e eles disseram que não vêm, que era para ver com o CCZ (atual GCZ), mas ninguém atende. Está desesperador ouvir as brigas e os latidos”, relatou.
A reportagem entrou em contato com o superintendente de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo, e com a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista), que devem se posicionar sobre o caso.


