fbpx

Desde 1968 - Ano 56

33.8 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioBrasilÀ CPI da Covid, Hang confirma morte da mãe por Covid e...

À CPI da Covid, Hang confirma morte da mãe por Covid e fala que Prevent Senior errou em atestado de óbito

Dono da Havan soube que na certidão da mãe não constava informação sobre coronavírus; mais cedo, empresário bolsonarista se recusou a assinar compromisso de dizer a verdade à comissão

O empresário bolsonarista Luciano Hang, que presta depoimento na CPI da Covid nesta quarta-feira, confirmou que no atestado de óbito da mãe dele —  morta por Covid-19 em fevereiro — não consta a informação sobre a doença, o que segundo ele foi um erro do plantonista. O empresário negou ter pedido para omitir esse dado no documento e afirmou ter procurado a Prevent Senior para entender o ocorrido. Ele também confirmou que a mãe recebeu remédios do tratamento precoce, comprovadamente ineficazes no combate à doença, e apenas solicitou aos médicos que fizessem todo o possível por ela.

Hang é investigado pela CPI em diferentes linhas de apuração. Uma delas é a respeito da omissão da causa da morte no atestado de óbito da mãe dele, que morreu vítima do coronavírus após ser medicada com remédios do chamado kit-Covid em hospital da Prevent Senior. A operadora de plano de saúde foi acusado por médicos que trabalharam na empresa de omitir a causa da morte por covid-19 durante estudo com medicamentos sem comprovação científica contra a doença.

Segundo Hang, ele ficou sabendo pela CPI que o atestado de óbito da mãe não continha a informação de que ela morreu de Covid-19. Ele exibiu então um papel que, segundo ele, é um outro documento da Prevent Senior mostrando que ela entrou no hospital com Covid-19 e morreu com a doença. O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), perguntou então se ele tinha também o atestado de óbito. Hang disse que não. Randolfe afirmou que o atestado não contém a informação da morte por Covid-19, ao contrário do documento exibido pelo empresário.

— Achei estranho de não estar no óbito, mas eu sou leigo. Segundo eles, quem preencheu o atestado de óbito foi o plantonista. No dia seguinte, existe uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, essa comissão viu o erro do plantonista.

O empresário rebateu a acusação do relator da comissão, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), de que teria negado que a mãe recebeu esse tipo de tratamento. Hang explicou que, na verdade, ele lamentou não ter sido oferecido tratamento preventivo, que é diferente de tratamento precoce, em vídeo exibido pela comissão.

Renan Calheiros rebateu a resposta dada pelo empresário.

— Nós temos muitos documentos comprobatórios — disse Renan.

— Não, vocês têm narrativa. Vocês não têm provas — reagiu o empresário.

Segundo Hang, sua mãe fez o tratamento precoce, que se dá no momento inicial da enfermidade, e não o preventivo, que ocorre antes de contrair a doença.

— A minha mãe não fez tratamento preventivo. Fez tratamento inicial [precoce]. São coisas diferentes — afirmou o empresário que ressaltou também ter contraído a doença e ter sido tratado no mesmo hospital e ficado curado.

Questionado novamente pelo relator se fez algum pedido aos médicos, como o uso de remédios do tratamento precoce, para salvar a mãe, Hang disse que apenas solicitou que fizesse todo o possível por ela. Questionado se autorizou a mãe a receber tratamentos experimentais, como a ozonioterapia, ele disse que sim.

— Autorizei a Prevent Senior a fazer tudo que fosse possível para salvar a minha mãe — afirmou Hang

Durante o interrogatório, Renan citou o vídeo em que o empresário aparece de algema e provoca CPI da Covid dizendo que isso é para caso os senadores não aceitem o que ele falar no depoimento. O relator perguntou se as mortes por Covid-19 eram uma brincadeira. Hang afirmou que fez apenas uso do humor e não quis afrontar a CPI. Omar Aziz disse então que essa era uma desculpa esfarrapada.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS