Frente fria muda o tempo e pode causar geada no Sul
Clima – 24/09/2007
Áreas de instabilidade causaram chuvas e alagamentos no Sul do país no fim de semana e agora uma massar de ar frio deve provocar uma brusca queda de temperatura na região. Há previsão de geada na madrugada de terça-feira (25) nas serras Gaúcha e Catarinense e na fronteira com o Uruguai, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec-Inpe).
A massa de ar frio provoca mudanças de temperauta também no Centro-Oeste e Sudeste do país. A temperatura já está em declínio nessas áreas. Em São Paulo, voltou a chover depois de 21 dias.
Segundo o Cptec, os termômetros marcaram 12ºC em Porto Alegre nesta segunda-feira (24) e a mínima na Capital gaúcha na terça deve chegar a 5ºC. Em Curitiba, as temperaturas devem variar entre 9ºC e 13ºC na terça.
O meteorologista Luiz Souza, do Cptec, informa que o índice de umidade relativa do ar deve aumentar no Sul de Goiás, Centro e Oeste de Mato Grosso e Nordeste de Mato Grosso do Sul. “Isso já é reflexo da mesma frente fria que atinge o Sul do país.”
Chuva
As chuvas do fim de semana causaram prejuízos na Região Sul. Pelo menos 6 mil pessoas foram atingidas pelos temporais e 1.300 casas ficaram danificadas no Rio Grande do Sul. De acordo com a Defesa Civil do estado, pelo menos quatro municípios estão em situação de emergência nesta segunda – Aratiba, Itatiba do Sul, Cruz Alta e Barra do Rio Azul.
Segundo reportagem do site do jornal “Zero Hora”, o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) informou que 12 trechos de 11 rodovias estaduais gaúchas estão com bloqueios parciais ou totais. As regiões mais afetadas são as da Serra e do Vale do Taquari.
Fonte: Folha de Dourados



