Projeto Conexão une Sul e Norte pela melodia e rima do Hip Hop
RAP – 26/11/2007
Mostra de cinema, músicas e oficinas fazem parte do Projeto Conexão Hip Hop, realizado pela Organização Não Governamental (Ong) Pulsar, que realiza no dia 9 de dezembro a finalização do projeto com o Festival de Hip Hop, contando com apresentação de grupos de Rap de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, no Complexo Esportivo ‘Jorge Antonio Salomão’, a entrada será a doação de um brinquedo, que será doado as crianças da periferia da cidade.
Segundo a diretora presidente da Pulsar, Arlete Pereira de Souza, o objetivo do projeto é proporcionar aos moradores da periferia da cidade espaços para discussões sobre cultura, questões sociais e econômicas. “Um dos intuitos é chamar a atenção da opinião pública para estas comunidades, sobre a efervescência cultural existente nesses bairros periféricos e a falta de espaços para a manifestação e disseminação da cultura local”, disse Arlete.
O projeto teve inicio no começo de novembro com atividades nas escolas da periferia de Dourados contando com o apoio das lideranças do Orçamento Participativo e de lideranças de bairros. Os grupos que vão participar do vento são: Face Real (Sinop – MT), Linha Dura e DJ Taba (Cuiabá – MT). Além de Fase Terminal (MS), e mais 15 grupos de Rap do estado que estarão dividindo o palco do ‘Jorjão’.
A Ong Pulsar, atua no estímulo à preservação do meio ambiente, cultura, comunicação popular e do respeito aos direitos dos povos indígenas, juntamente com a Central Única das Favelas – CUFA, que é o movimento nacional que tem se organizado em torno do interesse de descobrir talentos em comunidades carentes.
Cinema – A Mostra de cinema popular terá projeções gratuitas de filmes e será realizada em espaço público dos bairros. Serão exibidos filmes de longa e curta metragem de produção mais recentes, e também importantes obras da história do cinema brasileiro. “As mostras de cinema serão para esclarecer, questionar e discutir pontos socioeconômicos do país e da região”, disse Arlete.
O projeto com as Mostras de cinema pretende ser um primeiro passo para constituir um espaço permanente de exibição e debate com a comunidade sobre cultura, questões sociais e econômicas que afetam diretamente as comunidades moradoras dos bairros de periferia. O projeto Conexão Hip Hop quer incentivar o interesse da comunidade pela cultura cinematográfica, inserindo o audiovisual no campo das atividades locais, buscando promover um espaço de reflexão crítica sobre este imaginário.
A Pulsar é a Associação para a Democratização da Comunicação Popular, é uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção da cidadania plena, por meio de ações concretas para incentivar valores como o respeito ao meio ambiente, a militância em prol dos direitos humanos e da cultura, o estímulo às redes de comunicação alternativa e a construção de um ambiente de respeito pelos direitos das comunidades tradicionais de Mato Grosso do Sul e do Brasil.
O objetivo da entidade é a potencialização de processos de comunicação popular, educação ambiental e questões socioculturais, por intermédio do estabelecimento de articulações entre instituições que atuam com atividades socioambientais, culturais, e de comunicação. Consiste também na harmonização de demandantes de processos formativos em educação ambiental que contribuam na criação de sociedades sustentáveis.
Fonte: Folha de Dourados



