Pular para o conteúdo
Quinta-feira, 5 de novembro de 2026 Dourados 26 °C

Desde 1968 Ano 58

Desde 1968 · Ano 58

Agora
Arquivo

Para Gino, Bonelli deve ser mantido

Presidente do Sindicato Rural de Dourados declara apoio a Bonelli

Entrevista – 25/02/2008

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira, é um homem sem meias-palavras. Nessa entrevista exclusiva à folha de dourados, de maneira até surpreendente, manifesta apoio à permanência de Luiz Carlos Bonelli à frente da Superintendência Regional do Incra. Esse posicionamento é interessante uma vez que envolve uma disputa política entre um deputado do PT e um senador do PMDB. Filiado ao DEM, Gino é adversário político dos petistas e o aliado de primeira hora do partido do governador André Puccinelli.
Aos 46 anos, esse campo-grandense criado em Dourados pretende se candidatar a vereador nas eleições de 5 de outubro, porque vê “a necessidade que o seguimento tem em ter um representante na política”.
Na entrevista Gino Ferreira diz “que não se faz justiça cometendo uma injustiça”, questionando o Quilombola ‘Desidério de Oliveira’, no Distrito de Picadinha. Elogia o governador do Estado que “trata as invasões e anarquias no campo com tolerância zero”. Gino quer um prefeito empreendedor que dê “uma cara nova para Dourados” e pretende, fora da presidência do Sindicato Rural, continuar defendendo os direitos, reivindicações em interesses dos produtores rurais.
A seguir, a entrevista.
folha de dourados – Qual o posicionamento do senhor quanto aos processos de reconhecimento de comunidades quilombolas que na prática significa a desapropriação de áreas rurais?
Gino – Reconheço o direito dos Quilombos. Sou contra o modo como esta sendo feita esta acomodação. Não se faz justiça cometendo uma injustiça, O que se esta fazendo é a promoção de conflitos agrários e anarquia. Se o Governo Federal quer reconhecer os Quilombos, que compre áreas e lhes de condições e subsídios para produzir e manter o seu próprio sustento.
 
folha de dourados – E sobre o quilombola “Desidério de Oliveira”, no Distrito de Picadinha?
Gino – Desidério de Oliveira é um proprietário Rural que se instalou na Picadinha, mas que nunca foi um Quilombo. Estão criando uma situação de conflito muito grave e irresponsável em nosso Município. Temos alternativas para assentar os Quilombos é só ter bom senso e deixar um pouco a ideologia de lado e pensar em resolver este problema sem criar um muito maior.
 
folha de dourados – Qual a sua avaliação em relação ao projeto de Reforma Agrária do presidente Luiz Inácio Lula da Silva?
Gino – O Governo do PT esta tendo a oportunidade de mostrar para a sociedade brasileira que a reforma agrária é a solução para o campo. Hoje a agricultura em larga escala já esta difícil, por falta de uma política agrícola séria e compatível com as nossas necessidades. Agora, imagine como esta a Agricultura familiar? 
 
folha de dourados – Como o senhor vê a atuação do governador André Puccinelli, quando a Justiça determina a reintegração de posse de terras ocupadas pelo Movimento Sem-Terra?
Gino – Faz tempo que não temos invasões no nosso Estado. A classe rural sente-se tranqüila em saber que temos um Governo Estadual firme, que mantêm a ordem, e que trata as invasões e anarquias no campo com tolerância zero. 
 
folha de dourados – Qual a posição do Sindicato Rural de Dourados sobre a polêmica entre o senador Valter Pereira (PMDB) e o deputado federal Vander Louber (PT) pela indicação do superintendente regional do Incra em Mato Grosso do Sul?
Gino – Não vejo esta disputa como algo positivo e produtivo. O Sindicato Rural de Dourados tem um ótimo relacionamento com o Incra do nosso Estado, sempre buscando solucionar os problemas da melhor forma possível. Agora, mudar isso e começar tudo de novo, seria um retrocesso muito grande para o campo. Acho que não devemos fazer política onde as coisas estão andando bem.  
 
folha de dourados – Luiz Carlos Bonelli, o atual superintendente, é apoiado pelo PT e vários ruralistas da região. Ele tem o seu apoio?
Gino – O Bonelli tem uma carreira de serviços prestados à sociedade sul-mato-grossense. Gosto de pessoas que fazem as coisas acontecerem, e é por isso que temos um ótimo relacionamento.  Agora mais do que nunca, devemos nos unir e apóia-lo para que permaneça a paz no campo.
 
folha de dourados – Como o senhor vê o momento político e econômico da agricultura, pecuária e agroindústria da região?
Gino – Vejo que estamos ocupando o lugar que merecemos, pois vivemos em um País onde a economia depende do agronegócio. Hoje vejo a recuperação da pecuária e a agricultura passando por bons momentos, mas infelizmente não se tem o reconhecimento do poder público. O que na minha concepção é imprescindível, para que possamos continuar dando esta parcela de contribuição tão importante para a balança comercial do nosso País.  
 
folha de dourados – Qual a conseqüência positiva e negativa do movimento ruralista de 2006 que protestou pela renegociação da dívida agrícola e pelo crédito rural?
Gino – Acho que provamos à união e a força do setor produtivo do nosso País. Hoje ficou muito mais fácil representar e falar em nome dessa classe que se tornou respeitada, e abriu caminhos para alavancar objetivos.
 
 folha de dourados – Em 2008 será eleita uma nova diretoria no Sindicato Rural de Dourados. Como o senhor está no segundo mandato não pode mais pleitear uma nova gestão. O senhor já tem um candidato para substituí-lo?
Gino – Temos vários sócios preparados para assumir a presidência do Sindicato Rural. Dependemos apenas de indicação e aprovação de todos. Em outubro, nas eleições tenho a certeza que vai estar tudo certo e mesmo com um novo líder o Sindicato vai continuar defendendo e trabalhando ainda mais forte em nome dos produtores. E eu pretendo continuar desempenhando e contribuindo ainda mais para esta classe, defendendo os seus direitos, reivindicações e interesses.  
folha de dourados – Quais as expectativas da Expoagro 2008? Comenta-se na mídia local a participação da cantora baiana Ivete Zangalo. Existe mesmo a possibilidade do show deste porte na feira agropecuária de Dourados?
Gino – Este ano a expectativa da Expoagro é muito maior do que nos anos anteriores. Se nas dificuldades do agronegócio, unimos forças e não deixamos de realizá-la, agora com um cenário ainda melhor temos a obrigação de fazer tudo acontecer com muito mais garra e entusiasmo. Esperamos sim, realizar o maior sonho de todos os douradenses, trazendo o show de Ivete Zangalo. Posso garantir que no depender do Sindicato Rural, o show acontecerá em Dourados. Estamos fazendo o possível.   
 
folha de dourados – A rigor, o que a classe produtora rural espera do próximo prefeito de Dourados? Qual o perfil de candidato ideal para a categoria ruralista?
Gino – Um prefeito empreendedor que de uma cara nova a nossa Dourados.
 
folha de dourados – O senhor vem sendo cotado para disputar a prefeitura de Dourados ou uma cadeira na Câmara de Vereadores. O senhor é candidato?
Gino – Sou candidato a vereador, pois vejo a necessidade que o seguimento tem em ter um representante na política. Toda a vida eu gostei de política e vejo que agora chegou à hora de colocar o meu nome para apreciação da nossa sociedade. (Aliny Fernandes).

Fonte: Folha de Dourados

Anuncie na Folha de Dourados

Desde 1968 informando Dourados e a Grande Dourados.

Fale com o comercial