Dourados tem 60 m² de área verde por habitante, diz Tetila
Habitação – 25/02/2008
O prefeito Laerte Tetila disse, na sexta-feira, durante solenidade de abertura da 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que Dourados tem 60 m² de área verde por habitante. O índice recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas) é de 12 m² por habitante. “Nenhum outro município de Mato Grosso do Sul chega perto de nossos indicadores”, afirmou o prefeito.
A 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente foi realizada na sexta-feira, com abertura no Teatro Municipal, no Parque dos Ipês. A discussão dos grupos temáticos foi realizada durante a tarde, no prédio do Ceud (Centro Universitário de Dourados).
Em seu discurso, Tetila ressaltou os investimentos da administração na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida da população. “Outros prefeitos investiram na arborização da cidade e nós demos continuidade a este projeto. Hoje, cada habitante de Dourados tem 60 m² de área verde, isso incluindo somente massa arbórea”, afirmou.
Tetila citou, por exemplo, a ampliação de um para três viveiros de mudas em sua administração, além da construção de cinco parques ambientais até o final deste ano. “Quando se falava de ecologia há 15 ou 20 anos, ninguém era levado a sério. Hoje, é uma questão de vida ou morte; não temos mais tempo a perder, se quisermos salvar as próximas gerações”, completou.
CONFERÊNCIA
O coordenador executivo da Conferência Estadual do Meio Ambiente, Lorivaldo Antonio de Paula, lembrou que as conferências municipais estão sendo realizadas de 20 a 29 de fevereiro em 72 municípios de MS. A proposta, segundo ele, é melhorar a atuação do poder público e da comunidade em relação à questão ambiental.
A 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente deliberou 25 propostas a nível municipal e estadual, que irão nortear as ações do poder público na região. Também foram eleitos 24 delegados de Dourados mais sete de Itaporã, que irão participar da Conferência Estadual do Meio Ambiente, nos dias 13 e 14 de março, em Campo Grande.
De acordo com o Imam (Instituto de Meio ambiente de Dourados), a conferência municipal teve grande representatividade de delegados, incluindo a comunidade quilombola. A terceira etapa será a Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada de 8 a 11 de maio em Brasília (DF).
Fonte: Folha de Dourados



