Pular para o conteúdo
Quinta-feira, 5 de novembro de 2026 Dourados 25 °C

Desde 1968 Ano 58

Desde 1968 · Ano 58

Agora
Arquivo

Mulher brasileira avança em cargos de chefia

Estudo – 07/03/2008

A edição 2008 do estudo “Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil”, elaborado pela consultoria internacional Great Place to Work, mostrou um aumento na participação de mulheres nos postos de trabalho nas 100 melhores empresas. Em 2007, as mulheres ocupavam 44% das vagas, sendo que 32% dessas profissionais atuavam em cargos de liderança – índice que no ano de 1997 era de apenas 11%. O estudo foi divulgado hoje em referência ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).

if(window.yzq_d==null)window.yzq_d=new Object();
window.yzq_d[‘umM5A0SO5L4-‘]=’&U=13be1jgh3%2fN%3dumM5A0SO5L4-%2fC%3d645570.12395660.12775711.4309149%2fD%3dLREC%2fB%3d5245705’;

A publicação destaca que a ascensão das mulheres no ambiente corporativo brasileiro tem tido um crescimento gradual e consistente nas melhores empresas instaladas no País. A pesquisa mostra que em 2006 a ocupação feminina no ambiente corporativo era de 38%, dos quais 31% equivalentes a postos de chefia.
A título de comparação, ao analisar o ambiente corporativo no México, a consultoria Great Place to Work aponta que o índice de participação feminina nas 100 melhores empresas daquele país estava em 41% no ano passado – 16% dos cargos de direção e 31% de gerência.
Em contraponto, a edição 2008 da pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar – Estados Unidos”, publicada pela revista Fortune, apontou que as mulheres ocupam 49% dos postos de trabalho nas 100 melhores e, em 38% dessas empresas, representam a maioria dos funcionários. No que diz respeito a cargos de chefia, 42% das melhores empresas norte-americanas dispõem de mulheres ocupando posições estratégicas.
Um estudo da OIT (Organização Internacional do Trabalho) afirma que a taxa de desemprego feminino na América Latina (10,9%), continua sendo consideravelmente maior que a dos homens (6,09%). Mas a diferença de gênero entre pessoas economicamente ativas diminuiu, não só pelo maior acesso das mulheres ao trabalho, mas por uma queda das taxas de participação dos homens no mundo laboral, já que eles ficam mais anos estudando antes de entrar plenamente no mercado de trabalho.
Dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) mostram que o número de mulheres empregadas no setor de serviços aumentou 2,1% em 2007, na comparação com 2006, na região metropolitana de São Paulo. É o setor que mais emprega mulheres, que têm participação de 52% no total da mão-de-obra desta área.

Fonte: Yahoo

Anuncie na Folha de Dourados

Desde 1968 informando Dourados e a Grande Dourados.

Fale com o comercial