Renato e Margarida selam acordo na Funai
Líder indígena disse que conversa com delegado da PF e outras lideranças indígenas foi o que o levou a buscar um acordo
Polêmica – 27/06/2008
A administradora regional da Funai Cone-Sul, Margarida Nicoletti, recebeu na manhã desta sexta-feira, na sede do órgão em Dourados, o capitão Renato de Souza, líder indígena da Aldeia Jaguapiru, para uma reunião de entendimento que selou um acordo de paz entre o grupo liderado pelo cacique e a administração.
Renato disse que, depois de conversar com um delegado da Polícia Federal e ouvir lideranças indígenas na quinta-feira, resolveu procurar a administradora para entrarem em um acordo e cessar as hostilidades para um trabalho conjunto em benefício da comunidade indígena.
Ele afirmou que adotou algumas atitudes por conta de muita conversa fiada que algumas pessoas levavam a ele e à administradora, mas de ontem pra frente acabou tudo, vamos trabalhar juntos pela comunidade, destacou Renato na reunião. Ele também admitiu que as divergências estavam criando dificuldades para a população das duas aldeias de Dourados, com o fechamento do Posto Indígena e outras medidas. A gente precisa do chefe no posto todos os dias, para atender a comunidade, acrescentou.
Margarida confirmou que, desde a quinta-feira vinha sendo procurada por Renato propondo um entendimento e marcou a reunião para a manhã desta sexta-feira, desde que houvesse diálogo e respeito entre as partes. Se trabalharmos juntos, a comunidade indígena só tem a ganhar, pois podemos atuar com tranqüilidade para implementar as ações do presidente da Funai nas 38 aldeias sob nossa responsabilidade e atendendo todas as etnias, afirmou Margarida.
Segundo a assessoria, ela também explicou ao capitão Renato que, com dois anos de trabalho consolidado da agricultura familiar indígena na Reserva de Dourados, a Funai vai direcionar o mesmo trabalho, com técnicos e equipamentos para as outras aldeias que menos dispõem de recursos para plantar, procurando melhorar os resultados já na safra 2008/2009. Ela também anunciou que, em uma reunião com lideranças indígenas programada para o final de julho, a provável presença do presidente da Funai que vem promovendo uma política de resultados para os índios.
Fonte: Folha de Dourados



