Mesmo sem conquistar a reeleição, deputada estadual saiu fortalecida das urnas em Dourados e recebeu elogios e convite político do ex-governador Zeca do PT
José Henrique Marques –
Na semana passada, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) denunciou, durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a atuação de haters (perseguidores) em suas redes sociais.
Segundo a parlamentar, essas pessoas estariam promovendo ataques direcionados a ela e a seus familiares, em um cenário de tensões políticas que teria como pano de fundo o resultado das eleições de 2026, nas quais a deputada ficou na segunda suplência.
Como era esperado, a deputada recebeu manifestações de solidariedade dos demais parlamentares. No entanto, coube ao ex-governador e deputado estadual reeleito Zeca do PT destacar que, apesar de não ter conquistado a reeleição, Lia Nogueira saiu fortalecida das urnas, especialmente em Dourados, município onde mantém seu domicílio eleitoral e obteve cerca de 11 mil votos.
Zeca destacou que, apesar da derrota nas urnas, Lia Nogueira saiu politicamente fortalecida do processo eleitoral. O parlamentar ressaltou o trabalho desenvolvido pela deputada na Assembleia Legislativa e sua atuação em Dourados, afirmando que o resultado das eleições não representa o fim de sua trajetória política.
“Na política, na disputa eleitoral, há um resultado eleitoral e há um resultado político. Você pode ter perdido as eleições eleitoralmente, mas, pelo trabalho que vi seu aqui na Assembleia e pelas conversas que tive em Dourados sobre o seu papel político na cidade, acho que sai muito forte, politicamente muito forte. Portanto, nada acabou, só está recomeçando”, afirmou Zeca do PT.
Durante o pronunciamento, o ex-governador também fez um convite para que Lia Nogueira reflita sobre uma possível aproximação com o campo político progressista, mencionando partidos como PT, PSB e PDT e a necessidade de articulação dessas forças para os próximos pleitos eleitorais.
“Eu acho que você vai, evidentemente, nesse período daqui para frente, repensar os seus espaços. Conversava agora com nossa líder, Gleice Jane, com o Pedro Kemp, e eu queria te fazer um convite. Nós temos o campo popular democrático, os desafios […] não só o PT, mas o PSB do Alckmin, uma belíssima legenda. Nós vamos ter que reestruturar o PDT, enfim, forças políticas que nós queremos construir daqui para frente, junto com o PT, para dar sustentação política na rua ao governo do presidente Lula, mas também começar a pensar em 2028, 2030”, declarou.
Ao encerrar sua manifestação, Zeca reforçou o convite à deputada para refletir sobre seu futuro político. “Fica um convite, pelo menos para a senhora, grande figura que a gente aprendeu a conhecer e gostar, poder refletir também sobre isso. Um abraço, sucesso”, concluiu.
Não por acaso, a imprensa de Campo Grande noticiou nesta terça-feira (3) que Zeca já está de olho nas eleições municipais de 2028 e trabalha com a perspectiva de reorganizar o PT em Mato Grosso do Sul, visando fortalecer a legenda para a disputa pelas prefeituras e câmaras municipais.
Zeca defende que o PT lance candidaturas próprias em diferentes municípios do Estado, reduzindo a dependência de alianças com outras forças políticas. “Onde tiver candidato, o PT tem que ter candidato. Chega de apoiar e andar na rabeira de gente que a gente sabe que em 2030 vai estar contra nós”, afirmou, em claro recado ao grupo político liderado pelo ex-governador e senador eleito Reinaldo Azambuja (PL), cuja influência se estende nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.




