Redação –
A Justiça de Mato Grosso do Sul aumentou as penas de uma mulher e do filho dela condenados pelo assassinato de um familiar durante um churrasco, em Aquidauana. O crime ocorreu em janeiro de 2025 e teria sido motivado por uma brincadeira entre a vítima e um sobrinho.
Segundo o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), os condenados reagiram de forma desproporcional à situação e mataram o familiar com golpes de machado e faca. O caso foi enquadrado como homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e pelo uso de recurso que dificultou a defesa da vítima.
Na sentença inicial, a mulher foi condenada a 16 anos de prisão, enquanto o filho recebeu pena de 18 anos, ambas em regime fechado.
O MPMS recorreu da decisão por considerar que a gravidade do crime não havia sido devidamente considerada no cálculo das penas.
Ao analisar o recurso, a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) acolheu argumentos do Ministério Público relacionados à quebra de confiança no ambiente familiar e à brutalidade do ataque.
Com a revisão, a pena da mãe passou para 16 anos e 11 meses de reclusão. Já o filho foi condenado a 19 anos, 6 meses e 15 dias de prisão.
Somadas, as condenações ultrapassam 36 anos de reclusão, com cumprimento inicial em regime fechado.


