O jornalista João Natalício de Oliveira, morreu nesta segunda-feira (12), por volta das 22 horas, aos 88 anos, no Hospital da Cassems de Ponta Porã, onde estava internado há mais de 40 dias.
O sepultamento será amanhã às 15 horas, em Ponta Porã.
Na sexta-feira (9), o jornalista Edilson José, publicou o seguinte texto no site Repórter MS:
O decano do nosso jornalismo está doente
Há mais de 40 dias, nossas orações se voltam à recuperação de um dos grandes nomes da imprensa de Mato Grosso do Sul, o jornalista João Natalício de Oliveira
Edilson José
Há mais de 40 dias, seguimos unidos em oração pela recuperação da saúde de um grande profissional da imprensa: o jornalista João Natalício de Oliveira, que faz parte da história do jornalismo de Mato Grosso do Sul, especialmente de Dourados, onde fundou o Jornal da Praça, e de Ponta Porã, cidade que escolheu para viver ao lado da esposa, Izolina, e da filha, Vívian. Foi na nossa fronteira que ele construiu uma trajetória marcada pelo jornalismo sério, ético e comprometido com a informação, contribuindo também para a formação de grandes profissionais que hoje atuam pelo Brasil.
Como jornalista, tive a honra de trabalhar no Jornal da Praça, onde exerci o cargo de chefe de redação e fui responsável pela coordenação do projeto de transformação da tipografia para o sistema offset, uma verdadeira revolução tecnológica no final da década de 1980 e início dos anos 1990.
Desde que comecei a trabalhar com ele, percebi que seu João, como carinhosamente nos habituamos a chamá-lo, sempre foi muito mais do que um patrão. Tratava a todos com igualdade, carinho e amizade. Era um homem de coração generoso, que sabia respeitar as pessoas e cultivar relações humanas verdadeiras. Para muitos de nós, foi como um pai, alguém que ensinava não apenas pelo trabalho, mas, sobretudo, pelo exemplo.
Depois de deixar a sociedade do Jornal da Praça, João Natalício, ao lado de Izolina, demonstrou mais uma vez sua coragem e visão empreendedora ao lançar o Jornal de Notícias, o JN, cujas iniciais remetem ao seu próprio nome. O periódico circula há mais de 16 anos em Ponta Porã, mantendo viva a tradição da imprensa escrita em uma época de profundas transformações na comunicação.
Fazer jornal impresso nunca foi uma tarefa fácil. Além do trabalho diário de apuração, redação, edição e distribuição, existem custos elevados e desafios permanentes para manter um veículo em circulação. Por isso, iniciativas como a de João Natalício e Izolina merecem o reconhecimento, o apoio e a valorização da comunidade. Manter um jornal impresso é também preservar a memória, a história e o compromisso com a informação de qualidade.
Hoje, nosso decano, amigo de verdade e referência para tantas gerações de jornalistas, enfrenta uma das batalhas mais difíceis de sua vida. Há mais de 40 dias, luta pela recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Cassems de Ponta Porã.
A esperança permanece. Pedimos a Deus que lhe dê forças para superar mais essa batalha, como tantas outras que já enfrentou ao longo de sua vida. Queremos acreditar que ainda teremos a oportunidade de encontrá-lo novamente, ouvir suas histórias, compartilhar conversas e receber aquele abraço de quem sempre soube fazer da amizade um dos maiores valores da existência humana.
Diante de uma situação como essa, nós, simples mortais, reconhecemos os limites da nossa condição. Podemos, porém, oferecer algo que nasce da fé, do carinho e da gratidão: nossas orações, nossa solidariedade e nosso desejo sincero de que ele se recupere.
João Natalício é mais do que um jornalista experiente. É parte da história da imprensa sul-mato-grossense, um amigo querido e um símbolo de humanidade para todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele.
Neste momento de apreensão, lembro-me de uma frase atribuída a Aristóteles que traduz com rara sensibilidade o sentimento que nos une:
“A amizade é uma alma que habita em dois corpos; um coração que habita em duas almas.”
Que Deus proteja e fortaleça nosso querido João Natalício, conforte Izolina, Vívian, seus familiares e amigos, e nos conceda a alegria de vê-lo vencer mais essa batalha.
Estamos em oração, seu João!


