UEMS realiza palestra sobre discriminação racial
Versão online – 27/03/2009
UEMS realiza palestra sobre discriminação racial
“A importância do dia internacional da eliminação da discriminação racial” foi o tema da palestra que aconteceu hoje pela manhã (27) no anfiteatro da UEMS. Ministrada pela mestre em serviço social, professora Raimunda Brito, a palestra abordou temas como cotas para negros, inclusão social e a necessidade do debate desse tema.
Eventos como esse ajudam na promoção da inclusão social e na aceitação do outro, são por meio deles que surge a “oportunidade de debater idéias, só assim agente consegue mudar alguns conceitos”, disse a professora.
Durante a palestra Raimunda relatou alguns fatos de discriminação de raças que já presenciou. O racismo “não é passado, nem é história, a gente tem que continuar essa luta senão, não sei o que vai ser, no futuro, o nosso país”, falou Raimunda. Cássia Gonçalves, acadêmica do primeiro ano de letras, também tinha a imagem de que racismo era passado. “O debate é muito bom porque faz com que a gente se conscientize de como está sendo a discriminação contra as raças”, contou Cássia.
Para tentar diminuir ações preconceituosas contra as raças, Raimunda aposta na educação das crianças. “Metade do meu décimo terceiro eu gasto comprando bonecas negras para doar”. Segundo ela essa ação faz com que as crianças negras tenham sua auto-estima aumentada, pois passam a ter um referencial e, as brancas, passam a ver a igualdade e a beleza da raça.
É nesse sentido de educar a sociedade que a universidade precisa assumir seu papel e promover debates como esse. “Quando se fala em sensibilização ao racismo precisamos pensar aonde as pessoas se formam e é aí que chegamos à universidade, é aqui que elas precisam participar desse processo, pois é aqui que irá formar nossos professores que estarão em sala de aula educando nossas crianças”, esclareceu a professora.
O evento teve significativa participação da comunidade acadêmica e vários debates foram feitos a respeito do tema. Raimunda Brito finalizou sua palestra falando sobre como espera que o mundo seja: “desejo aquele mundo onde todos olhem ao ser redor e digam nós somos iguais apesar das diferenças”.
Fonte: Folha de Dourados



