Roteiro do ouro inca, naufrágios e batalhas: conheça a história de Santiago de Xerez, a cidade fantasma que sumiu do solo sul-mato-grossense
Geisy Garnes – Editora de Conteúdo do site Primeira Página –
Muito antes de Mato Grosso do Sul ter o desenho de suas fronteiras atuais, o estado abrigou uma grande e próspera cidade espanhola! No coração do que hoje conhecemos como a região de Aquidauana, existiu um município com cerca de 4 mil habitantes, repleto de histórias de ouro, prata, naufrágios e um fim trágico e violento.

Essa é a história de Santiago de Xerez, a “cidade fantasma” de Mato Grosso do Sul, varrida do mapa após ataque de bandeirantes.
Para entender como os espanhóis vieram parar aqui, precisamos voltar no tempo. Em 1494, o Tratado de Tordesilhas dividiu as Américas entre Portugal e Espanha. Pelas linhas da época, todo o território que hoje compreende Mato Grosso do Sul pertencia à Coroa Espanhola.
A busca pelas riquezas do Império Inca transformou o solo sul-mato-grossense em uma rota de expedições perigosas.
Um dos pioneiros dessa jornada foi Aleixo Garcia. Após sobreviver a um naufrágio no Atlântico, ele ouviu relatos dos indígenas sobre terras cheias de ouro e prata. Em 1524, acompanhado por 2 mil guerreiros guaranis, cruzou a Serra de Maracaju, passou pela região entre Ponta Porã e Bela Vista, e desceu o Pantanal de barco até Corumbá. Ele chegou aos Andes e voltou carregado de metais preciosos, que saqueava das comunidades no caminho.
A consequência dos atos foi sua morte: ele foi encurralado por indígenas Paiaguás perto de Assunção.

O nascimento de Santiago de Xerez
Mesmo morto, os relatos daquela expedição se espalharam. Para proteger a rota de invasões e garantir a logística para as minas da Bolívia e do Peru, a Espanha decidiu erguer uma fortaleza no que na época era conhecida como a Província do Paraguai.
Assim nasceu a cidade de Santiago de Xerez, pelas mãos do espanhol Ruy Diaz de Guzman.
Inicialmente, a cidade foi construída na foz do rio Ivinhema, mas um ataque indígena forçou a transferência da população para as margens do rio Aquidauana, a cerca de 15 quilômetros de onde hoje fica o município de Aquidauana.
Entre 1593 e 1632, Santiago de Xerez prosperou. Com 4 mil moradores, o local virou um ponto estratégico para a Coroa Espanhola na região.
Mas a busca por ouro, que ditava as regras da época, colocou o lugar na mira de bandeirantes luso-paulistas, exploradores vindos da Capitania de São Vicente (atual São Paulo), que avançavam território adentro, ignorando completamente os limites do Tratado de Tordesilhas, em busca do metal.
Em 1632, as expedições cercaram, saquearam e destruíram completamente a cidade espanhola. Santiago de Xerez foi incendiada e os sobreviventes fugiram ou foram capturados.
A cidade de 4 mil habitantes sumiu do mapa; restaram apenas relatos em documentos antigos e marcas arqueológicas soterradas pelo tempo no solo de Mato Grosso do Sul. As ruínas ainda são encontradas em Aquidauana.
Santiago Xerez foi a primeira cidade construída no território sul-mato-grossense e está entre as 34 primeiras construídas na América.




