Redação –
Comitiva busca apoio na Assembleia para consolidar o maior encontro literário de Mato Grosso do Sul. Os Professores Carlos Magno Amarilha e Lélio Loureiro reúnem-se com o Deputado Zé Teixeira para alinhar parcerias institucionais para o evento que movimenta o estado no mês de agosto.
Os motores para um dos maiores acontecimentos culturais de Mato Grosso do Sul já estão girando em rotação máxima. A Comissão Organizadora da Feira Literária de Mato Grosso do Sul (FELIT-MS) deu um passo estratégico e fundamental nesta semana para garantir que a sua sexta edição seja, além de inesquecível, a maior de todas até aqui. Os professores Dr. Carlos Magno Amarilha e Mestre Lélio Loureiro, mentes e corações por trás da engrenagem do evento, estiveram em uma reunião de peso com o Deputado Estadual Zé Teixeira.
O objetivo do encontro foi bem direto, mas cheio de entusiasmo: costurar e fortalecer o apoio institucional e financeiro para viabilizar a feira, que está oficialmente agendada para os dias 12, 13 e 14 de agosto de 2026.
A conversa com o deputado foi daquelas produtivas, onde a política abraça a cultura de forma genuína. Zé Teixeira, conhecido por sua circulação e trânsito nas demandas que tocam a identidade do povo sul-mato-grossense, ouviu atento os planos da comissão. Amarilha e Loureiro reforçaram que o sucesso de um evento desse porte não se faz no isolamento. A intenção é criar uma grande rede de suporte, articulando parcerias institucionais que envolvam diretamente as principais secretarias municipais e estaduais, da Cultura à Educação, garantindo que a estrutura do festival chegue com força e segurança para abraçar a comunidade e os visitantes.
A VI FELIT-MS promete ser um divisor de águas na valorização da produção escrita do estado, colocando escritores locais no centro do palco e promovendo um intercâmbio vivo com o público de todas as idades. Para quem já está curioso com o que vem por aí, a feira promete ocupar os espaços com uma programação vibrante e inteiramente pensada para descentralizar o acesso à leitura. As exposições de livros serão uma verdadeira vitrine da nossa terra, dando o merecido destaque para autores regionais e locais, veteranos e estreantes, que muitas vezes encontram barreiras para escoar suas produções no mercado tradicional.
Mas se engana quem pensa que a feira se resume a pilhas de livros e silêncio. A ideia aqui é movimento, barulho bom e celebração.
No período vespertino, a prioridade absoluta será das crianças e das escolas. A organização preparou uma grade recheada de atividades lúdicas, incluindo sessões fascinantes de contação de histórias, oficinas interativas que despertam a criatividade e pocket shows com músicos regionais, bandas e a alegria contagiante de palhaços. Haverá também muito espaço para a declamação de poesias nascentes e palestras dinâmicas, transformando o turno da tarde em um caldeirão pedagógico e festivo.
Quando a noite cair, a FELIT-MS muda de tom, mas mantém o mesmo fôlego. O público adulto, universitários, educadores e os amantes das artes em geral terão encontros marcados com grandes lançamentos de livros, palestras de alto nível com pensadores contemporâneos e shows musicais de maior peso. O momento alto de cada noite, sem dúvida, promete ser o contato olho no olho: as concorridas sessões de autógrafos e as rodas de conversa aberta.
Nelas, a barreira entre quem escreve e quem lê desaparece por completo, abrindo espaço para uma troca rica, informal e calorosa sobre processos criativos, inspirações e os rumos da nossa literatura.
Com o cronograma afiado para agosto, o apoio pleiteado junto ao Deputado Zé Teixeira e o diálogo aberto com o poder público chegam em hora decisiva. A expectativa agora é de que os encaminhamentos da reunião se transformem em ações concretas nas próximas semanas, articulando a VI FELIT-MS para o topo da agenda cultural do estado e consolidando Mato Grosso do Sul como um polo pulsante de ideias, versos e histórias.




