O Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul, por meio do Setorial Indígena, realiza neste sábado (16), na Aldeia Jaguapiru, em Dourados, o seminário “O MS que os Povos Indígenas Querem”, com apoio do Aty Guasu Guarani Kaiowá.
Estão confirmadas as presenças do deputado federal Vander Loubet, da deputada estadual Gleice Jane, da senadora Soraya Thronicke, dos vereadores Elias Ishy e Franklin Schmalz, do ex-deputado federal Fabio Trad e da ex-primeira dama do Estado, Gilda Santos.
O evento contará ainda com as presenças de lideranças indígenas Guarani Kaiowá e Terena da região Conesul, de movimentos sociais e de dirigentes partidários.
O seminário será um espaço de debate, organização e construção de estratégias para fortalecer a participação indígena e consolidar um projeto popular comprometido com os direitos dos povos originários e o bem-viver – conceito holístico que propõe uma vida em plenitude, equilibrando relações humanas, sociais, culturais e ambientais, inspirado em saberes ancestrais.
Durante a atividade acontecerá o lançamento do Comitê Ñande Roga Porã – expressão em Guarani Kaiowá que significa “Nossa Casa Bonita”.
O Comitê Ñande Roga Porã será um espaço permanente de articulação política, com o objetivo de organizar a base, promover diálogo direto com as comunidades, fortalecer a conscientização política e ampliar a participação dos povos indígenas nas decisões políticas de Mato Grosso do Sul.
O desafio do Setorial Indígena do PT é criar 113 Comitês “Ñande Roga Porã” nas aldeias, retomadas e comunidades indígenas em contexto urbano de Mato Grosso do Sul.






