Desde 1968 - Ano 56

11.4 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 58

InícioTecnologiaSimpósio na Expoagro debate clima, carbono e uso da água no campo

Simpósio na Expoagro debate clima, carbono e uso da água no campo

Produtores, técnicos e pesquisadores se reúnem na segunda-feira, 11 de maio, das 7h às 12h, no Sindicato Rural de Dourados, para o Simpósio de Agricultura, evento que coloca em pauta temas estratégicos para a produção agropecuária regional, como zoneamento de risco climático, manejo da soja, cobrança pelo uso da água e créditos de carbono.

O Simpósio é uma realização do Grupo Plantio na Palha (GPP) e da Embrapa Agropecuária Oeste. após a abertura do evento, prevista para às 7h45, acontece a palestra do pesquisador Éder Comunello que vai apresentar o novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), ferramenta fundamental para orientar o planejamento das lavouras diante da variabilidade do clima, onde houve uma grande evolução nessa ferramenta de política pública, agora incorporando níveis de manejo, tendo como consequências, por exemplo, na queda do valor da taxa de seguro rural.

Às 9h, o pesquisador Júlio Cesar Salton aborda o detalhamento dos níveis de manejo e a produtividade da soja, no novo ZARC Níveis de Manejo, destacando práticas que contribuem para maior eficiência produtiva e maior probabilidade de sucesso da lavoura, diminuindo os riscos. Após o intervalo, às 10h, o presidente do Comitê da Bacia do Rio Ivinhema, Leonardo Ramos, falará sobre a cobrança pelo uso da água na agricultura e na pecuária, tema cada vez mais relevante diante da gestão sustentável dos recursos hídricos.

Encerrando o ciclo de palestras, às 10h40, Marcos Ferronatto, CEO da NetWord, trata da originação, estruturação e comercialização de créditos de carbono, apontando oportunidades para produtores rurais inseridos em sistemas sustentáveis.

O evento termina com um debate, às 11h20, mediado por Mário José Maffini, presidente do Grupo Plantio na Palha, seguido do encerramento ao meio-dia.

Para o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo, o Simpósio reforça a importância da aproximação entre ciência e campo. “Nosso objetivo é levar informação qualificada ao produtor, traduzindo o conhecimento científico em soluções práticas. Quando falamos de ZARC, manejo ou créditos de carbono, estamos falando de decisões que impactam diretamente a rentabilidade e a sustentabilidade da propriedade”, afirmou.

Otsubo também destacou o papel da transferência de tecnologia como ponte entre pesquisa e adoção no campo. “A Embrapa tem gerado tecnologias consistentes ao longo dos anos, mas é no diálogo com produtores e instituições parceiras que essas inovações ganham escala. Eventos como este, em parceria com o GPP, são fundamentais, pois fortalecem essa conexão e contribuem para uma agricultura mais resiliente e competitiva”, completou.

A iniciativa integra a programação da 60ª Expoagro, tradicional vitrine do agronegócio sul-mato-grossense. A expectativa é reunir um público diversificado, interessado em atualização técnica e em estratégias para enfrentar os desafios atuais da produção agrícola.

Serviço:

Evento: Simpósio de Agricultura – Expoagro 2026
Data: 11 de maio 2026 (segunda-feira)
Horário: das 7h às 12h
Local: Auditório do Sindicato Rural de Dourados

- Publicidade -

MAIS LIDAS