Redação –
Uma operação da Polícia Militar resultou, neste final de semana, na prisão de um homem acusado de série de furtos em instituições de ensino e na autuação de um proprietário de ferro-velho por receptação. A ação ocorreu após uma onda de crimes que atingiu ao menos três escolas estaduais da cidade entre os dias 24 e 26 de abril.
Após diligências contínuas para localizar o autor dos crimes, a equipe policial abordou J. S. R. na Rua Demeciano de Matos Pereira. Durante a checagem no sistema, os militares constataram que o indivíduo estava evadido do sistema prisional.
Ao ser questionado sobre os recentes furtos a prédios públicos, o suspeito admitiu ter invadido e subtraído materiais hidráulicos e metálicos das seguintes unidades:
- Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira
- Escola Estadual João Paulo dos Reis Veloso
- Escola Estadual José Pereira Lins
O detido informou aos policiais que os itens furtados haviam sido vendidos em um ferro-velho localizado na Rua Barão do Rio Branco. No estabelecimento, os policiais fizeram contato com o proprietário, identificado pelas iniciais T. P. S.
O comerciante confirmou ter adquirido um saco com materiais metálicos, alegando, no entanto, que desconhecia a origem ilícita dos produtos no momento da compra. Por se tratar de um crime de natureza permanente, foi configurado o flagrante de receptação.
No local, a polícia recuperou uma grande quantidade de materiais pertencentes ao patrimônio público, sendo: 41 torneiras de diversos modelos; 04 engates rápidos para mangueiras de hidrante; 03 válvulas de descarga e uma caixa de passagem.
“A identificação do receptador é fundamental para interromper o ciclo de furtos a prédios públicos, que geram grande prejuízo à comunidade escolar”, destacou a guarnição no registro da ocorrência.
Os dois homens, juntamente com o material recuperado, foram encaminhados à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC) de Dourados para a lavratura do auto de prisão em flagrante e demais providências da Polícia Judiciária.




