A Prefeitura de Dourados obteve um importante avanço na Educação municipal de acordo com os resultados do Índice Criança Alfabetizada (ICA) 2025, indicador que mede o percentual de estudantes alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Os números oficiais revelam que a meta estabelecida para 2025 era de 53% de crianças alfabetizadas. No entanto, o município superou esse índice e atingiu 62%, ficando 9 pontos percentuais acima do esperado. “Esse resultado é fruto da determinação de cada professor, de cada profissional da Educação que segue a determinação do prefeito Marçal Filho de não medir esforços para que o ensino público em nossa cidade seja referência para todo o Estado”, enfatiza Nilson Francisco da Silva, secretário municipal de Educação.
O resultado alcançado também ultrapassa a meta projetada para 2026 (59%), evidenciando o avanço de forma consistente na garantia da alfabetização na idade certa. O Índice Criança Alfabetizada é calculado pelo Ministério da Educação (MEC), no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a partir de avaliações padronizadas aplicadas aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
A aplicação e sistematização dos dados ocorrem em regime de colaboração com os estados. Em Mato Grosso do Sul, esse processo é conduzido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, garantindo a integração das informações ao sistema nacional. “A avaliação considera habilidades essenciais de leitura e escrita, como o reconhecimento de palavras, a compreensão de textos e a produção escrita”, explica o secretário de Educação. “Com base nesses resultados, os estudantes são classificados em níveis de alfabetização”, completa Nílson Francisco.
Em Dourados, o desempenho foi classificado como nível 3, indicando que os estudantes já apresentam avanços importantes, com leitura mais autônoma, compreensão de textos simples e maior domínio da escrita. “Outro destaque é a taxa de participação de 87% dos estudantes, o que assegura maior confiabilidade aos dados e demonstra o engajamento das unidades escolares no processo avaliativo”, comemora o secretário.
Nílson Francisco da Silva enfatiza que os resultados refletem, de forma direta, o compromisso da gestão municipal com a Educação. “A administração do prefeito Marçal Filho tem priorizado investimentos, acompanhamento pedagógico e fortalecimento das políticas educacionais, reconhecendo a alfabetização como base para o desenvolvimento social”, ressalta.
Ao ser informado do resultado o prefeito Marçal Filho parabenizou os profissionais da Educação de Dourados. “O trabalho técnico e estratégico conduzido pelo secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, juntamente com sua equipe, tem sido fundamental para a organização da rede, implementação de ações formativas e monitoramento dos resultados de aprendizagem”, ressaltou o prefeito. A gestão da Secretaria de Educação tem atuado de forma comprometida para oferecer uma educação de qualidade socialmente referenciada, garantindo não apenas o acesso, mas o efetivo direito de aprender a todos os estudantes.
É fundamental destacar que esses avanços só são possíveis graças ao trabalho dedicado dos professores que atuam na base da alfabetização. “São eles que, diariamente, desenvolvem práticas pedagógicas, acompanham de perto a aprendizagem de cada criança e constroem, com sensibilidade e compromisso, os caminhos para que todos os estudantes aprendam a ler e escrever”, enfatiza Nilson Francisco. “O papel do professor alfabetizador é central nesse processo, sendo protagonista na garantia do direito à educação e na transformação da realidade dos estudantes”, completa.
A atuação integrada entre gestão, escolas e professores tem garantido avanços concretos, consolidando uma política educacional comprometida com resultados, equidade e qualidade. “Superar a meta prevista e avançar além do esperado mostra que estamos no caminho certo, com uma gestão que valoriza a educação e reconhece o papel fundamental da equipe escolar na formação das nossas crianças”, finaliza Nilson Francisco da Silva. “Com esse desempenho, Dourados reafirma seu compromisso com a qualidade da educação pública e com a alfabetização na idade certa”, finaliza o secretário.

