A Câmara Municipal de Dourados fechou as ações alusivas ao Mês da Mulher com a realização, neste domingo (29), da segunda edição da Corrida e Caminhada da Procuradoria da Mulher.
O evento esportivo teve 200 inscrições abertas exclusivas para o público feminino, o dobro da edição do ano passado, preenchidas em menos de dez minutos. Além disso, outras dezenas de mulheres que não conseguiram efetivar a inscrição, percorreram o circuito de cinco quilômetros que teve início e final em frente à Casa de Leis, na avenida Marcelino Pires.
O sucesso foi comemorado pela presidente da casa, Liandra da Saúde (PSDB), que fez o circuito de caminhada com três quilômetros, e já projeta ampliação das vagas na próxima edição. “Para nós da Câmara de Dourados é com muita alegria que vemos a participação de tantas mulheres empoderadas. Foram abertas 200 inscrições que foram preenchidas rapidamente, o que nos faz acreditar que ano que vem teremos que ampliar essa participação. É um evento que reforça a importância da mulher na sociedade e estou muito feliz com isso”, disse.
De acordo com a vereadora Karla Gomes (Podemos), que preside a Procuradoria da Mulher da Câmara de Dourados, a Corrida da Mulher é uma oportunidade de mostrar a instituição como um local de acolhimento. “A Procuradoria da Mulher realiza essa corrida com muito carinho para as mulheres conhecerem esse espaço que temos para acolhimento, instrução e aproximar a comunidade da Casa, que é do Povo. Além disso, é importante salientar que a corrida é também uma ação social importante, já que a inscrição foi um pacote de absorvente que vamos distribuir para mulheres em situação de vulnerabilidade”, explica.
Além de Liandra e Karla, os vereadores Cemar Arnal (PP) e Elias Ishy (PT) também marcaram presença durante a prova.
Atletas
Entre as participantes, a fotógrafa Sandra Alencar, 40 anos, que pratica a corrida há cerca de um ano, além da atividade física, a interação com outras mulheres é importante. “É muito bom participar de uma prova apenas para mulheres, é uma incentivando a outra, é muito gostoso isso. Esse tipo de corrida nos une e nos dá força”, afirma a atleta, que completou a prova com pouco mais de 40 minutos.
O primeiro lugar na categoria geral, a técnica de enfermagem Clebiana Maria Pereira fez valer a experiência de quem pratica o esporte há mais de dez anos e completou a prova em 20 minutos e 47 segundos. “Muito bom participar de um evento assim, além da prática esportiva, estamos incentivando outras pessoas. Esse mês de março simboliza muito para nós mulheres, principalmente na luta contra a misoginia, a violência física e psicológica. Participarmos juntas, nos une”, completa.
Depois de Clebiana, completaram o pódio Rayane Martines de Souza, Betina dos Santos, Nayara Rolim de Oliveira e Ellen Oliveira, todas chegando na casa dos 22 minutos, entre 20 e 30 segundos.
