Medida é temporária e visa reforçar a assistência diante do aumento de casos da doença na região
O Hospital Regional de Dourados (HRD) informa que disponibiliza, a partir desta terça-feira (24/03), 15 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com Chikungunya. Do total, 10 leitos são adultos e 5 pediátricos.
A medida tem caráter transitório e permanecerá vigente enquanto perdurar a necessidade assistencial, conforme definição da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS). A iniciativa busca fortalecer a capacidade de resposta do hospital diante do aumento da demanda por atendimentos relacionados à doença.
Atualmente, o HRD conta com 100 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo que os leitos exclusivos para Chikungunya estão inseridos dentro dessa estrutura.
De acordo com a Diretora Geral do hospital, Andréia Alcântara, a organização da assistência é fundamental neste momento. “Estamos atuando de forma estratégica para garantir o atendimento adequado à população, organizando nossos fluxos internos e destinando leitos específicos para os casos de Chikungunya. Essa é uma medida importante para assegurar qualidade e segurança no cuidado aos pacientes”, destaca.
Prevenção e cuidados
Além da ampliação da assistência, o HRD reforça a importância da prevenção como principal forma de enfrentamento da Chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e do Zika vírus.
A infectologista do hospital, Dra. Renata Praça, alerta que a eliminação de criadouros do mosquito é fundamental para conter a disseminação da doença. “A principal forma de prevenção é evitar água parada em recipientes como garrafas, pneus, vasos de plantas e caixas d’água destampadas. Pequenas atitudes no dia a dia fazem toda a diferença na redução dos casos”, explica.
A especialista também orienta que, ao apresentar sintomas como febre alta, dores intensas nas articulações, dor de cabeça e manchas na pele, a população deve procurar atendimento de saúde e evitar a automedicação.

