Após novas cobranças do vereador Franklin Schmalz, realizadas por meio de requerimento apresentado na sessão do dia 23 de fevereiro, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados (Agetran) informou que adotará medidas para melhorar a segurança viária no entorno da Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo e do Centro de Educação Infantil Maria do Rosário Sechi, no bairro Parque Alvorada.
Em 2025, o vereador já havia apresentado indicações solicitando melhorias na sinalização e estudos sobre a viabilidade de transformar a Rua Sargento Moisés Soares da Silva em mão única. Como nenhuma medida havia sido implementada e, diante de novas reclamações da comunidade escolar, Franklin voltou a questionar a Agetran em fevereiro de 2026, pedindo informações atualizadas sobre as ações previstas para garantir mais segurança no trânsito da região.
Em resposta, a Agetran informou que irá retomar a revitalização da sinalização viária no entorno das escolas do município, incluindo as unidades citadas pelo vereador. Além disso, o órgão comunicou que será implantado um sistema binário de circulação (mão única) nas vias do entorno dessas unidades no Parque Alvorada, com previsão de execução no próximo mês. Antes da mudança, serão instalados banners informativos para orientar a população sobre a alteração e garantir a segurança dos usuários das vias.
Para o vereador, que já visitou outras unidades escolares que também enfrentam problemas semelhantes, como a Escola Municipal Arthur Campos Mello e o CEIM Irany Batista de Matos, além da Escola Municipal Neil Fioravante (CAIC) e da Escola Municipal Franklin Luiz Azambuja, a resposta positiva da agência representa um avanço importante. Em algumas unidades, a pintura das faixas de pedestres está desgastada; em outras, não há definição de espaços prioritários para a parada de ônibus escolares.
“Além dos pedidos específicos para cada unidade escolar, que recebemos a partir das demandas da comunidade, também já sugerimos à Agetran a criação de uma Política Municipal de Segurança no Trânsito no Entorno das Unidades Escolares, com regramentos, protocolos, monitoramento e acompanhamento permanentes. O objetivo é reduzir as situações que hoje tornam esses locais potenciais pontos de risco para crianças, pais, mães e profissionais da educação”, defende o vereador.
Franklin ressalta que, a partir da resposta da Agetran, seguirá acompanhando a execução das medidas anunciadas até a sua efetiva implementação. O vereador também orienta que as comunidades escolares permaneçam vigilantes e continuem apresentando suas demandas às autoridades competentes.

