Desde 1968 - Ano 56

34 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioPolíciaSobrevivente de naufrágio diz que lancha estava em alta velocidade e foi...

Sobrevivente de naufrágio diz que lancha estava em alta velocidade e foi atingida por ‘banzeiro’

Uma das sobreviventes do naufrágio de uma embarcação nas proximidades do Encontro das Águas, em Manaus, a estoquista Lane Souza, deu detalhes sobre o momento do acidente. À Rede Amazônica ela afirmou que a lancha estava em alta velocidade. “Estava muito rápido”.

O acidente ocorreu após a lancha de passageiros Lima de Abreu XV, operada pela empresa Lima de Abreu Navegações, naufragar depois de sair da capital amazonense com destino a Nova Olinda do Norte. Segundo os bombeiros, outras sete pessoas estão desaparecidas e 71 pessoas foram resgatadas. As causas do naufrágio estão sendo investigadas.

De acordo com Lane, o acidente aconteceu poucos minutos após a saída do Porto de Manaus. Ela relata que o comandante, identificado como Pedro Gama, de 42 anos, acelerou para tentar ultrapassar outra embarcação.

“No começo, quando a lancha saiu, eu acho que o rapaz estava tentando passar do nível da outra lancha. Só que não deu, não tinha como, porque a lancha estava balançando muito”, conta.

Ainda segundo o relato, a força da ondulação no rio, conhecida como banzeiro, causado pelo movimento do segundo barco, fez com que á agua atingisse com força e inundasse a lancha.

“A onda veio muito forte, muito forte mesmo, aí foi que entrou água para a lancha e todo mundo começou a se desesperar e ir para trás da lancha”.

Lane revela que conseguiu sair pela parte de trás da embarcação e ficou à deriva até o resgate. Durante o tumulto, precisou se arriscar para salvar o próprio sobrinho e viu a cadela de estimação morrer afogada.

“Foi terrível. Foi muito desesperador. Deixei minha cachorra morrer pra tentar salvar meu sobrinho e a mãe dele. Desesperador pro meu sobrinho. Foi muito desesperador”.

O acidente

O naufrágio ocorreu por volta das 12h30 de sexta-feira. Vídeos obtidos pela Rede Amazônica mostram várias pessoas na água, inclusive crianças, em cima de botes salva-vidas, enquanto aguardavam socorro. As imagens também registram embarcações próximas tentando auxiliar no resgate das vítimas.

O comandante da lancha, identificado como José Pedro da Silva Gama, de 42 anos, foi detido e encaminhado à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Cerca de 25 bombeiros, três lanchas e oito viaturas da corporação além de uma lancha da Polícia Militar e uma ambulância do SAMU foram enviados para atuar no resgate das vítimas.

A Marinha informou que está com equipe no local e que uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste sobrevoou a área para localização e resgate dos passageiros e apuração inicial do acidente. (Informações g1)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS