A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira (12), regulamento e tabela básica para a disputa da 13ª edição da Copa Verde, torneio regional que passa a ter novo formato a partir desta edição e será a maior até agora, com 24 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e do Espírito Santo. Campeão estadual em 2025, o Operário FC é o representante de Mato Grosso do Sul na competição, que começa em 25 de março e tem final prevista para 7 de junho.
Os participantes vão disputar a Copa Norte, com 12 clubes, e a Copa Centro-Oeste, com os demais 12 clubes. Os campeões de cada uma destas garantem vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2027 e decidem a Copa Verde. Serão 70 partidas em dez datas, com pelo menos seis jogos para 12 clubes, máximo de dez jogos para os finalistas.
Formato
A renovada Copa Verde está dividida em quatro fases. Na primeira, os 24 clubes serão divididos em quatro grupos de seis clubes, compostos por sorteio, sendo dois da Copa Norte e dois da Copa Centro-Oeste. Os times se enfrentam dentro da chave em turno único e os dois melhores avançam para semifinal, que será disputada em jogo único. Os classificados disputam o título em jogos de ida e volta.
Os campeões da Copa Norte e da Copa Centro-Oeste disputam o título da Copa Verde e jogos de ida e volta previstos para os dias 3 e 7 de junho.

