Desde 1968 - Ano 56

32.1 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioDouradosCom 3.457 alunos, Prefeitura leva educação de qualidade para crianças das aldeias

Com 3.457 alunos, Prefeitura leva educação de qualidade para crianças das aldeias

A Prefeitura de Dourados mantém 3.457 alunos matriculados nas escolas municipais da Reserva Indígena de Dourados, levando educação de qualidade através de professores capacitados para atuar na formação educacional das crianças indígenas. “Temos compromisso com a Educação como um todo e com o ensino nas escolas indígenas não é diferente”, enfatiza Nilson Francisco da Silva, secretário municipal de Educação. “Atendendo determinação do prefeito Marçal Filho não estamos medindo esforços para garantir que as crianças matriculadas nas escolas indígenas recebam uma formação integral, respeitando as particularidades de cada etnia”, completa.

A exemplo das escolas e Centros de Educação Infantil do perímetro urbano e dos distritos de Dourados, o início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino nas escolas indígenas também está sendo marcado pela entrega de uniformes e kits de material escolar. “Não fazemos distinção entre alunos da aldeia ou do perímetro urbano, proporcionando a todos a igualdade de direitos e assegurando que o aprendizado seja pleno para os estudantes”, enfatiza Nilson Francisco da Silva.

O compromisso da Prefeitura de Dourados com a educação nas escolas indígenas pode ser aferido pelos números que abrem o ano letivo de 2026. A Secretaria Municipal de Educação mantém 236 professores em salas de aula, sendo 125 professores efetivados por concurso público e outros 117 contratados para atender as necessidades das escolas municipais na Reserva Indígena. O trabalho deles se soma aos dos coordenadores pedagógicos, diretores, servidores administrativos que atendem um número de alunos maior que o de grande parte de municípios inteiros de Mato Grosso do Sul.

Com 3.457 alunos, Prefeitura leva educação de qualidade para crianças das aldeias

Nas escolas indígenas, também são oferecidos projetos de extensão em dança, aulas de violão, aulas de artes visuais, futsal, atletismo e tênis de mesa. Foto: A. Frota

Todos os dias, a Secretaria Municipal de Educação transporta 1.100 alunos através de um complexo sistema de transporte coletivo que percorre quase toda a área dos mais 3.800 hectares da Reserva Indígena. “Esse serviço também tem suas particularidades, porque precisamos dotar os ônibus com monitores para acompanhar os estudantes indígenas e garantir que eles cheguem em segurança nas escolas e, também, sejam devolvidos em segurança para suas famílias”, explica Nilson Francisco da Silva.

A merenda escolar é outra particularidade das escolas indígenas de Dourados. São servidas cerca de 6.900 refeições todos os dias, com um cardápio elaborado por nutricionistas da Rede Municipal de Ensino para atender os costumes e tradições dos povos indígenas. “O programa de aquisição de alimentos da merenda escolar prioriza a compra de frutas, legumes e hortaliças produzidas pelos agricultores familiares da Reserva Indígena, valorizando a produção local, gerando renda e garantindo uma alimentação saudável para nossas crianças”, enfatiza o secretário de Educação.

Outro destaque são os projetos de extensão e extra-aula mantidos pela Secretaria Municipal de Educação nas escolas da Reserva Indígena de Dourados. São oferecidos projetos de extensão em dança, aulas de violão, aulas de artes visuais, futsal, atletismo e tênis de mesa. Todos esses projetos são modalidades existentes dentro do Educart, oferecidos no contraturno das aulas através de professores da própria Rede Municipal de Ensino.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS